Francisco Pinto Balsemão homenageado em Cascais

Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais acolheu homenagem

O antigo primeiro-ministro português e fundador do Grupo Impresa (Expresso, SIC), Francisco Pinto Balsemão, foi esta quarta-feira, dia 1 de maio, homenageado no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC).

“Estou muito honrando por esta distinção. O caminho percorre-se olhando para o futuro, foi isso que Carlos Avilez nos ensinou”, disse o homenageado, que contou com a presença de familiares e amigos na cerimónia.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, esteve também presente na efeméride, tendo enaltecido o apoio de Francisco Pinto Balsemão às iniciativas culturais do concelho. “Tenho acompanhado a presença assídua do Dr. Balsemão no TEC, e isso é algo que me deixa muito feliz”, referiu o autarca cascalense.

A tarde de homenagem contou com distintos momentos, entre eles a leitura, por vários atores e atrizes, das principais notícias culturais da 1.ª edição do jornal Expresso, de 6 de janeiro de 1973. Houve ainda a exibição de um curto documentário sobre a vida de Francisco Pinto Balsemão, e o descerramento da placa-memória de tributo ao homenageado. Destaque também para as atuações musicais da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos, sob a direção do maestro José Nogueira, e do cantor FF, acompanhado ao piano por Nuno Rodrigues.

A cerimónia finalizou com a inauguração da exposição “Expresso – Liberdade para Pensar”, uma retrospetiva dos 50 anos de atividade do histórico jornal Expresso, e que vai poder ser visitada pelo público entre 10 de maio e 20 de junho, no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais.

CMC | DG | LB