17ª Aniversário da Biblioteca Municipal de Cascais e inauguração de Centro de Informação Europeia Jacques Delors

A 25 de janeiro de 2001 foi criada a Biblioteca de Cascais, a primeira do concelho a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Faz hoje 17 anos.

No 17º Aniversário da Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, foi inaugurado um ponto de Contacto do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Aqui os visitantes poderão encontrar respostas relacionadas com a cidadania europeia e livre de circulação de pessoas para trabalhar, estudar, residir, viajar de bens e serviços. Uma porta aberta para a Europa.
O dia de hoje “simboliza uma definição da estratégia que temos vindo a desenvolver aqui em Cascais: Os portugueses têm um conhecimento relativamente baixo daquilo que são os nosso direitos e obrigações, enquanto cidadãos europeus”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Por outro lado, “temos apostado no reforço da nossa identidade e temos um orgulho enorme em sermos de Cascais, em sermos portugueses e europeus”, acrescentou. Para nós, nunca se colocou a questão de nos sentirmos divididos sobre a opção que devemos tomar”, enfatizou Carlos Carreiras.
“Atingimos números de visitantes e de contactos como não há memória na história de Cascais. O ano passado tivemos 260 mil visitantes nas nossas bibliotecas municipais, um número extraordinário”, salientou o presidente da Câmara.
A Exposição evocativa de Jean Monnet é composta por 17 quadros que assinalam acontecimentos marcantes do processo de construção europeia.“É uma das muitas atividades que nós desejamos aprofundar na relação que agora vamos encetar mais próxima com Cascais”, referiu Clotilde da Câmara Pestana, Diretora do Centro de informação Europeia Jacques Delors. “As iniciativas que vamos ter conjuntas vão estimular a cidadania ativa, e a cidadania europeia, com uma maior apropriação dos cidadãos pelo projeto europeu”, salientou a responsável deste centro.
Para Carla Santos, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Cascais-Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, “este é um dia especial para nós equipa e também para Cascais, neste ano também marcado por Cascais receber a Juventude de uma forma tão entusiasta. Temos aqui todos os condimentos para mais um ano de sucesso nas Bibliotecas Municipais e na Casa da Horta”, concluiu. AQ