CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

Com políticas assentes numa escola inclusiva que promove a equidade no acesso e o desenvolvimento de todas as crianças e jovens, independentemente das suas condições sócio-económicas, a educação no concelho de Cascais dá novo salto qualitativo.
Informa-se que no dia 20 de julho de 2018, a partir das 17h00, são publicadas, nas sedes dos agrupamentos de escolas do concelho de Cascais, as listas dos alunos admitidos, que requereram ou a quem foi renovada matrícula para frequência da educação pré-escolar ou dos 1º e 5º anos do ensino básico. 
Informa-se também que se prevê para o dia 27 de julho de 2018 a publicação das listas restantes, relativas aos 7º e 9º anos do ensino básico e ao ensino secundário.
 
 
 
A aplicação CascaisEDU permitirá aos pais e encarregados de educação terem acesso rápido a um conjunto de informações sobre a vida escolar do seu educando.
Um novo cartão de estudante e outro para os profissionais de educação de  Cascais que permitirão ter acesso às bibliotecas municipais, museus e MobiCascais.
Novos cursos profissionais nas escolas com elevada empregabilidade e voltados para as necessidades das empresas locais serão outra novidade no ano letivo 2017/18.
Para ter uma educação de maior qualidade, mais ofertas na formação de crianças, jovens e adultos, a autarquia aposta fortemente na melhoria do ensino público em todas as suas vertentes.
Para atingir plenamente estes objetivos, a autarquia está em vias de aprovar o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que se assume como referencial de gestão estratégica da educação ao nível local articulando esforços com escolas e sociedade civil, na otimização das oportunidades de educação formal, não formal e informal.
O PEEM teve por base uma metodologia participativa que compreendeu, tanto diretamente, nos workshops realizados em todas as freguesias do concelho, como indiretamente, através de email e questionário, uma alargada participação da comunidade educativa.
Depois de um grande esforço financeiro na reabilitação e requalificação do parque escolar do concelho, no qual, nos últimos quatro anos, foram investido 12 milhões de euros, procedeu-se à contratação de mais 135 auxiliares de educação. 
Cabe também ao Município, no âmbito das competências transferidas em 2015, através do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, a definição de componentes curriculares de base local, pelo que, em conjunto com vários intervenientes, elegeu como prioritárias as áreas da Cidadania e Participação, o Empreendedorismo, a História de Cascais, a Robótica e o Inglês.
Cascais investiu na modernização do equipamento informático escolar. No âmbito do programa “Cascais Mais Tecnológico”a Câmara reforçou o investimento na Educação com entrega de 356 novos computadores para o 1º ciclo, distribuiu licenças do Office 365 Educação, contas de correio eletrónico com capacidade ilimitada e ferramentas informáticas variadas para reforçar competências pessoais e profissionais de 20 mil alunos do 1º e 2º Ciclo, do ensino Secundário e do pessoal docente e não docente.
Toda esta dinâmica na Educação também contribuiu que Cascais fosse escolhida para sede e organizadora do XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em 2018.
 
PRÉMIO MÉRITO E VALOR
continuar a ler
Semana da EducaçãoRefeiçõesEnsino Técnico-ProfissionalContactos
Semana da Educação

IV edição da Semana da Educação em Cascais - Os grandes desafios da Educação para o século XXI

De 20 a 30 de novembro de 2017, a Câmara Municipal de Cascais promoveu a IV Semana da Educação que contou com dois grandes pontos altos – o Seminário Internacional: Educação para o Mundo Melhor – Desafios para o Séc. XXI e a IV Gala da Educação.

Esta quarta edição da iniciativa focalizou-se, sobretudo, nos grandes desafios que se colocam á área da educação e a todos os seus agentes, com um enfoque muito especial à participação dos jovens com a realização de fóruns próprios de discussão e reflexão sobre o espaço escola e o conceito de Cidade Educadora.

Veja os Vídeos das conferências |

Seminário Educação Cascais 2017 | Abertura

Seminário Educação Cascais 2017 | O perfil do aluno para o século XXI

Seminário Educação Cascais 2017 | Plano Estratégico Educativo Municipal

Seminário Educação Cascais 2017 | Um modelo integrado de promoção do sucesso escolar

Seminário Educação Cascais 2017 | Flexibilizaçao Curricular, Boas Experiências

Seminário Educação Cascais 2017 | Avaliar a Inovação

 

 

Refeições
Atenção! O Sistema de gestão de refeições escolares tem novas referências multibanco.  Veja AQUI
 
Veja o Manual do utilizador do Sistema de gestão de refeições escolares
Aceder à aplicação Sistema de Gestão de Refeições AQUI
Ensino Técnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel e tecnologias aeronáuticas.
 
Mecatrónica automóvel
Escola Matilde Rosa Araújo
Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são as apostas ganhas pelo curso de educação e formação de mecânico de veículos ligeiros que completa quatro anos.
acompanhamento técnico e estágios decorrem na Autoeuropa, em Palmela. 
 
Manutenção aeronáutica
Escola Frei Gonçalo Azevedo
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil.
O grau de empregabilidade é de 100%.
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Alvide, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde.
Mais informações: Agrupamento de Escolas de Alvide -  www.esalvide.edu.pt
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 vai abrir o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) – Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
 
Centro Qualifica em Cascais
O Agrupamento S. João Estoril já é um Centro Qualifica.
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de adultos que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos.
Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, será ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, obtenham ainda nesta vertente profissionalizante (nível 4º do Quadro Nacional de Qualificações) uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais