CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

 
Às  portas do arranque de mais um ano escolar, a Câmara Municipal de Cascais revelou que investiu mais de dois milhões de euros nas obras de melhoria realizadas em 35 escolas do concelho.
 
O III Fórum Recursos de Cascais para a Educação 2018, no Forte de Santo António da Barra, informou, ainda, que a autarquia colocou mais um psicólogo nos agrupamentos de escolas, que faz com que aumente para dois o número de profissionais que ali trabalham, e que as refeições escolares vão ter mais qualidade, entre outros recursos educativos.
 
Ao longo da manhã decorreram sessões de informação que explicaram a forma de acesso a estes recursos, nomeadamente através de workshops, nas quais participaram sobretudo coordenadores de departamentos, ciclos e estabelecimentos de ensino público, privado e solidário.
 
"Estas medidas demonstram bem a aposta que fazemos na Educação e na criação de todas as condições para que o ano letivo decorra de uma forma muito positiva", terminou o Sr. Vereador Frederico de Almeida.
 
 
Gala EducaçãoTécnico-ProfissionalContactosMatrícula e Renovação
Gala Educação

EDIÇÃO 2018
NORMATIVOS - Consulte AQUI

EDIÇÃO 2017 
IV edição da Semana da Educação em Cascais - Os grandes desafios da Educação para o século XXI
De 20 a 30 de novembro de 2017, a Câmara Municipal de Cascais promoveu a IV Semana da Educação que contou com dois grandes pontos altos – o Seminário Internacional: Educação para o Mundo Melhor – Desafios para o Séc. XXI e a IV Gala da Educação.
Esta quarta edição da iniciativa focalizou-se, sobretudo, nos grandes desafios que se colocam á área da educação e a todos os seus agentes, com um enfoque muito especial à participação dos jovens com a realização de fóruns próprios de discussão e reflexão sobre o espaço escola e o conceito de Cidade Educadora.
Veja os Vídeos das conferências:
Seminário Educação Cascais 2017 | Abertura
Seminário Educação Cascais 2017 | O perfil do aluno para o século XXI
Seminário Educação Cascais 2017 | Plano Estratégico Educativo Municipal
Seminário Educação Cascais 2017 | Um modelo integrado de promoção do sucesso escolar
Seminário Educação Cascais 2017 | Flexibilizaçao Curricular, Boas Experiências
Seminário Educação Cascais 2017 | Avaliar a Inovação

 

 

Técnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel e tecnologias aeronáuticas.
 
Mecatrónica automóvel
Escola Matilde Rosa Araújo
Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são as apostas ganhas pelo curso de educação e formação de mecânico de veículos ligeiros que completa quatro anos.
acompanhamento técnico e estágios decorrem na Autoeuropa, em Palmela. 
 
Manutenção aeronáutica
Escola Frei Gonçalo Azevedo
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil.
O grau de empregabilidade é de 100%.
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Alvide, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde.
Mais informações: Agrupamento de Escolas de Alvide -  www.esalvide.edu.pt
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 vai abrir o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) – Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
 
Centro Qualifica em Cascais
O Agrupamento S. João Estoril já é um Centro Qualifica.
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de adultos que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos.
Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, será ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, obtenham ainda nesta vertente profissionalizante (nível 4º do Quadro Nacional de Qualificações) uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Matrícula e Renovação

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais