Cascais Envolvente – Gestão Social da Habitação, E.M., S.A.

9h00-13h00 | 14h00-17h00
Sábados e Domingos
Encerrado

Cascais Envolvente
Sede: Complexo Municipal Multiserviços, Estrada de Manique, 1830, Alcoitão, 2645-138 Alcabideche

Locais de atendimento

Consulte no separador locais de atendimento todos os locais de atendimento e respetivos horários.

Apresentação Missão e Valores Órgãos Sociais Gestão Financeira Locais de atendimento
Apresentação

A CASCAIS ENVOLVENTE – Gestão Social da Habitação, E.M., S.A., é a designação atual da empresa municipal “EMGHA - Gestão da Habitação Social de Cascais, E.M. S.A.”.
De acordo com o seu objeto social, a empresa dedica-se à “exploração, administração e gestão social, patrimonial e financeira dos imóveis e equipamentos afetos à habitação social, à educação e ao desporto, próprios ou pertencentes ao município de Cascais, a promoção e gestão de programas e concursos destinados à habitação jovem, específicos e adequados aos diversos graus de autonomia e progressão dos jovens residentes no concelho de Cascais, assim como o desenvolvimento e aprofundamento de políticas sociais de habitação”.

Por deliberação da Câmara Municipal de Cascais, de 6 de Janeiro de 1998, foi aprovada a constituição da uma empresa municipal para a gestão do parque habitacional do município tendo, por escritura pública de 2 de Julho de 1998, sido constituída a empresa municipal EMGHA – Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., com o objeto social da gestão social, patrimonial e financeira dos bairros que, para tal, lhe fossem confiados pela Câmara Municipal de Cascais.

Missão e Valores

Missão:
A Cascais Envolvente tem como missão a gestão patrimonial, financeira e social dos imóveis que, para tal, lhe sejam atribuídos pelo Município de Cascais, nomeadamente administrando-os e zelando pela sua conservação, cobrando as rendas respetivas aos fogos por si arrendados e adequando-as às condições económicas e sociais dos seus inquilinos.

Valores:
Enquanto empresa municipal, a Cascais Envolvente prossegue um fim público essencial que é o de garantir uma habitação condigna à população do Município de Cascais com maiores dificuldades económicas e/ou sociais. A progressiva integração desta população é, assim, a intenção primeira do trabalho desenvolvido pela empresa, na qual se fundam os valores sociais que norteiam toda a sua atividade. Não obstante, esta tarefa só pode ser sustentadamente desenvolvida se, enquanto empresa, agirmos também de acordo com outros valores, nomeadamente, a eficiência, a eficácia, a gestão racional dos recursos, a proatividade e a proximidade. É assim que trabalhamos.

Objetivos:
Os objetivos da Cascais Envolvente visam a melhoria das condições de vida e de habitabilidade das pessoas e dos bairros sob sua gestão, nomeadamente:
 Acompanhar as alterações socioeconómicas dos inquilinos e dos respetivos agregados familiares;
 Informar os inquilinos e os respetivos agregados familiares do conjunto dos seus direitos e dos seus deveres;
 Promover ações de formação destinadas aos residentes dos fogos sob sua gestão, sempre que tal se mostre possível e desejável;
 Assegurar a manutenção e a conservação dos imóveis sob sua gestão;
 Organizar e atualizar o cadastro de todos os imóveis sob sua gestão;
 Proceder à cobrança das rendas e às respetivas atualizações, adequando-as sempre à situação económica e social dos inquilinos;
 Desenvolver todas as ações necessárias ao pagamento efetivo das rendas, incluindo, quando esse seja o caso, as ações judiciais tidas por competentes;
 Garantir uma correta gestão de todos os recursos humanos, financeiros e patrimoniais da empresa.

Órgãos Sociais

Conselho de Administração
 Fernando Teixeira Lopes - Presidente
 Inês Seabra - Administradora