2ª Edição da Formação de Liderança para professores

6 módulos formativos na NOVA SBE juntam os 11 agrupamentos de escolas do concelho.

A Educação é uma das principais apostas do município de Cascais. E para lá dos alunos, esta aposta é feita nas escolas e nos professores. Quanto mais preparados estiverem os professores, melhor preparados vão estar os alunos e melhores vão ser os seus resultados.

Assim, e em parceria com a NOVA SBE, a Câmara Municipal de Cascais desenvolveu uma formação de liderança para professores. Esta ação pretende formar, de forma contínua, lideranças atuais e potenciais lideranças em contexto de escola. Em 2022/2023, esta formação teve a sua primeira edição, e contemplou 103 professores líderes e com potencial de liderança, tendo sido avaliada de forma extremamente positiva pelos agrupamentos de escolas participantes.

Desta forma, e para abranger cada vez mais professores, deu-se, hoje, 29 de novembro, início à segunda edição desta formação. Nesta edição, estão inscritos 204 professores dos 11 agrupamentos de escolas do concelho, bem como de dois colégios privados com protocolos com a autarquia.

Esta formação é liderada por docentes na NOVA SBE, e está dividida em seis módulos que abordam vários temas, desde economia da educação à gestão e liderança.

Os principais objetivos desta formação, para lá da maior capacitação dos professores para as suas funções de liderança, é o fomento do networking e da partilha de conhecimentos entre os vários agrupamentos de escolas presentes, garantindo que a família educativa do concelho é, cada vez, mais próxima.

Ana Gil, Chefe da Divisão de Inovação Educativa da Câmara Municipal de Cascais, explicou “que se trata da abordagem de temas relevantes, sobretudo na matéria da promoção do sucesso escolar e das variáveis que influenciam a melhoria dos resultados e o sucesso dos alunos.”

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, juntamente com o vereador Frederico Pinho de Almeida, esteve presente nesta sessão de abertura, tendo apelado a que estes professores, que agora adotam o papel de alunos, “aproveitem bem esta formação para o poderem transmitir com maior capacidade aos nossos mais jovens”. Temas como a retenção dos alunos, constituição das turmas, liderança situacional e liderança escolar são alguns dos temas que vão ser abordados ao longo desta formação.

CMC | DCG | PR | LB