99 Assistentes Operacionais na área Educativa reforçam escolas do concelho

A Câmara Municipal de Cascais realiza no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 9h30, no Centro Cultural de Cascais, a cerimónia de receção de 99 Assistentes Operacionais na área educativa, que irão iniciar funções nos 11 Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Este é um processo que decorre de um procedimento concursal comum, que permitirá a 99 trabalhadores, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, integrar a carreira e categoria de assistente operacional na área de ação educativa, juntando-se aos 415 funcionários que transitaram do Ministério da Educação para os quadros da Camara Municipal de Cascais, ao abrigo Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências.

No âmbito das suas competências, estes novos assistentes operacionais terão como missão apoiar o funcionamento de diversos equipamentos educativos dando auxilio a professores, alunos e crianças com necessidades educativas especiais.

Para o Vereador de Educação, Frederico Pinho de Almeida, o reforço do pessoal não docente, fundamental para a missão das escolas e sucesso educativo, era uma necessidade há muito identificada pela comunidade escolar. Por essa razão a Câmara Municipal de Cascais decidiu, não apenas limitar-se a cumprir a percentagem definida pela portaria do Ministério da Educação, mas a ir muito mais além, superando mesmo esse ratio de pessoal não docente, dando deste modo ainda melhores condições de funcionamento às escolas.

Os 99 assistentes operacionais serão alocados a Jardins de Infância, Escolas de 1º,2º 3º ciclo e Secundário do Concelho, respondendo as necessidades identificados pelos Agrupamentos.