ABLA celebra 35 anos com conferência sobre intervenção social

ONGD e IPSS apoia a comunidade na área educacional, social e cívica.

A Associação de Beneficência Luso-Alemã (ABLA), sediada em Carcavelos, assinalou, esta quinta-feira, o 35.º aniversário com uma conferência sobre intervenção social: missão, qualidade e sustentabilidade.

A celebração, que decorreu durante a manhã, arrancou com um coral de crianças, que com boa disposição contagiou a plateia, dando lugar aos painéis sobre Infância, Fundraising e Ação Social.

Recorde-se que, o projeto da ABLA, que hoje é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), nasceu no coração de um grupo de alemães e portugueses cristãos no início da década de 80, após visitarem o campo de refugiados no Vale do Jamor em Lisboa. Eram famílias que passavam grandes necessidades e pouco tinham, sendo que rapidamente, este grupo de beneméritos despoletou campanhas de angariação de fundos na Alemanha, para ajudar estas e outras pessoas na mesma situação.

“À primeira vista parece que fizemos muito nos últimos 35 anos, mas o sentimento que tenho é de que fizemos muito pouco face às muitas necessidades. Há tanto a fazer na área social, na saúde, na educação, na justiça”, reiterou Telma Fernandes Teixeira, diretora da instituição que apoia famílias carenciadas, tem um Centro Social Infantil, disponibiliza apoio psicológico, entre muitos outros projetos em curso.

“Por reconhecer o papel determinante da ABLA é que há muito a Câmara Municipal de Cascais se fez parceira desta associação nos mais variados projetos. A ABLA é um excelente exemplo de como o inconformismo nos leva ainda mais longe, de como pelo trabalho nos fazemos melhores, de como pelo desejo de ir mais além podemos fazer uma diferença mais positiva e mais duradoura na vida dos nossos concidadãos”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.