Arranca em Cascais o maior festival de sustentabilidade do país

O Greenfest decorre no Estoril de 11 a 14 de outubro.

O maior festival de sustentabilidade do país já começou. Até dia 14 de outubro, o Centro de Congressos do Estoril é palco de um grande festival, que privilegia a partilha das melhores práticas, ideias e projetos em matéria de sustentabilidade.

A programação do Greenfest é multifacetada indoor (no Centro de Congressos do Estoril) e outdoor (na Feira de Artesanato do Estoril), que inclui área expositiva, conferências, tertúlias, workshops, demonstrações ao vivo, showcooking, mercados biológicos e de artesanato, música, performances ao vivo e muitas outras atividades.

Também no âmbito do Greenfest, cerca de 200 professores estiveram, ontem, presentes na sessão de apresentação do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA) de Cascais. Durante esta sessão foram apresentadas as atividades disponibilizadas para o ano letivo 2018/2019 e entregues os Galardões Mérito Ambiental 2017/18.

Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, explica que este evento “é um casamento entre a Greenfest e a Câmara Municipal de Cascais que faz sentido porque ambos se questionam sobre a forma como podem ser agentes para a mudança; ambos pensam o hoje e o amanhã. Cascais é uma câmara que se preocupa muito com a forma como todos usam os recursos e o Greenfest sintetiza um pouco toda essa preocupação”.

Nesta 11.ª edição, um dos grandes atrativos do evento será o projeto idealizado pelo INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory – de uma Nano Casa experiencial e demonstrativa das potencialidades da nanotecnologia ao serviço da maior eficácia e sustentabilidade ambiental e económica.

O grande mentor do Greendfest, Pedro Norton de Matos, acredita num futuro esperançoso para o Planeta: “recebemos 3000 jovens só nos dois primeiros dias. São eles que possivelmente vão desenhar um modelo de prosperidade em que as pessoas estejam em primeiro lugar, sem ser numa visão antropocêntrica, como parte do ecossistema. Eu acredito muito no futuro, através das crianças”

Recorde-se, que o Greenfest é uma oportunidade para descobrir, explorar e partilhar ideias e projetos diferenciadores em áreas tão diversas como a nanotecnologia, a economia circular, a gastronomia saudável, a mobilidade elétrica, a bio decoração, o turismo natureza, o wellness, a puericultura, entre muitas outras. Um evento de todos. Para todos. Por um futuro mais colorido e esperançoso no Planeta incrível que habitamos.

“A utilização de plásticos descartáveis é um dos grandes flagelos de que o planeta sofre. A cada segundo há um camião a despejar plásticos descartáveis para o oceano e essa é uma medida que está facilmente ao alcance de todos nós”, apelou Joana Pinto Balsemão, como uma ação que todos podem adotar e que tem um impacto bastante positivo para o ambiente.