ATL da Galiza: há 40 anos um exemplo de inclusão e pluralidade

História contada em livro e vídeo, produzidos pela Câmara Municipal de Cascais.

Neste mês de fevereiro, o ATL da Galiza celebra quatro décadas de serviço à comunidade. Nasceu oficialmente a 7 de fevereiro de 1984 e, desde então, tem percorrido um caminho marcado por desafios, mas também repleto de muitos sucessos e gratidão, no que toca ao acolhimento e ao amor ao próximo.
Foi num contexto social marcado pela convivência, nem sempre pacífica, de comunidades fragilizadas e culturalmente diversas que surgiu o ATL da Galiza. Os imigrantes provenientes das ex-colónias portuguesas, que se fixaram na Galiza na década de 70, e a comunidade cigana são prova disso mesmo. Foram, aliás, estas duas comunidades que fizeram nascer o Bairro do Fim do Mundo, um território que visivelmente tinha muitas questões sociais para resolver.

Gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, o ATL da Galiza tem desenvolvido, ao longo dos anos, trabalho na área da Educação, Segurança Social, Saúde, Habitação e Desporto, e alargando o público-alvo, que no início eram principalmente as crianças e os jovens, e agora são também os idosos, nunca esquecendo os mais necessitados, de uma forma geral. Dado o crescimento que conseguiu atingir e as franjas da população às quais conseguiu chegar, do ATL da Galiza apareceu também o Centro Comunitário da Galiza, onde se contemplam todas estas respostas sociais.

Agora, em ocasião de celebração de mais uma década de um percurso tão próximo da população, a Câmara Municipal de Cascais dá a conhecer a história da Galiza desde os anos 60 até aos dias de hoje, através do livro “História (s) da Galiza 1689 – 2024”, recentemente lançado e à venda nas instalações do ATL, e retrata o papel do ATL da Galiza no desenvolvimento do seu território e das suas gentes por meio de um vídeo, ambos produções da autarquia.  Mesmo acolhendo todas as diferenças, o ATL da Galiza mantém a identidade, é um exemplo de inclusão, pluralidade e resiliência.

Assista ao vídeo:

CMC | SJ