Bolos de Natal, uma tradição do concelho de Cascais

A gastronomia é um fator de coesão por se tratar de um património transmitido de geração em geração, baseado sobretudo em tradições orais assentes em práticas sociais que incutem na comunidade um sentimento de identidade e continuidade. A gastronomia é também um conjunto de saberes e sabores ligados à cultura e história portuguesas e no caso de Cascais com uma forte ligação ao mar e à serra. Por forma a preservar e difundir esse património, a Câmara Municipal de Cascais e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril estão a efetuar um trabalho de levantamento do receituário gastronómico do concelho de Cascais.

Entre as receitas recolhidas, figuram os Bolos de Natal, uma tradição da freguesia de Alcabideche e de S. Domingos de Rana. Esta receita, já publicada anteriormente em livros etnográficos e de gastronomia portuguesa, continua a ser confecionada e a passar de geração em geração, oralmente.

A receita que aqui transcrevemos foi-nos explicada pela Maria Helena Jorge, nascida e criada na Malveira da Serra, onde continua a residir e a fazer os seus Bolos de Natal. Uma autêntica “doceira de mão cheia” que aprendeu esta receita com a mãe e depois foi fazendo e adaptando e já ensina à neta, que ganhou gosto pela confeção desta iguaria.

Para além do Natal estes bolos também se fazem noutras ocasiões, como nas festas religiosas e nos arraiais de verão. Maria Helena Jorge recorda, com saudade, o tempo em que levava os bolos para os bailaricos e quando os fazia a pedido do marido para partilhar com os amigos das caçadas. Prepara estes bolos com uma dedicação extrema, como se dos seus filhos se tratasse, utilizando termos carinhosos durante a confeção como “…agora a massa vai dormir”, para se referir ao processo de levedura e vibra quando os primeiros bolos saem do forno, como se fosse a primeira vez que os fizesse. Acarinha-os quando os barra com manteiga, ainda quentes, e cobre-os com todo o cuidado, após saírem do forno, com um cobertor, para “ não enrijarem…”. Enfim, não há como não serem uma delícia, confecionados com tanto amor…

Bolos de Natal

Ingredientes:

2 kg de farinha

1 kg de açúcar

1 dl de leite

62,5 gr de manteiga

6 ovos, (deixa-se 1 gema para pincelar)

1/2 mão cheia de sal

62,5 gr de fermento em pó

Fermento de padeiro (ou uma bolinha de pão em massa, feito na véspera)

Raspa de 3 limões (só o vidrado)

Chá de limão e pau de canela

De véspera faz-se o fermento à noite com 1/2 quilo de farinha e chá, de manhã amassa-se tudo, coloca-se em cima do pano branco, faz-se uma cruz e deixa-se levedar por cinco horas, tapando com uma manta, num lugar quente e seco. A massa deve ficar rija e sem elasticidade, pelo que o chá, o leite e os ovos devem ser introduzidos, pouco a pouco, à medida que se vai amassando para não ficar “papa”.

Depois de levedada, corta-se a massa com uma faca e fazem-se bolinhas, que se colocam num tabuleiro, em cima de folhas de limoeiro. Pincela-se com a gema, a que se juntou um pouco de água, corta-se a parte de cima com uma tesoura em cruz e vai ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos (até subirem e ficarem tostados). Ainda quentes, barram-se com manteiga e tapam-se.

Aqui fica uma receita de Natal confecionada pela Maria Helena Jorge no Moinho de Armação Tipo Americano de Alcabideche, e que pode agora preparar para a Consoada, para enriquecer as já vastas tradições em torno da mesa e do convívio familiar que caracterizam este período festivo. Bom Natal!