Câmara de Cascais compensa emissões de carbono

Compensação foi autenticada por certificado da TerraSystemics que atesta que o titular assumiu responsabilidade pelo seu impacte sobre o clima, contribuindo para a redução de gases com efeito de estufa.

A Câmara Municipal de Cascais contribuiu com 600 euros no âmbito do programa internacional de compensação das emissões de carbono relacionadas com viagens de avião do executivo entre novembro de 2017 e final desse ano.

A compensação é feita anualmente através da e)mission, empresa broker de carbono que a reinveste num projeto de compostagem na Cidade do Cabo.

Entre novembro de 2017 e o final desse ano, Cascais contribui com 600€ para um projeto de “Compostagem na África do Sul” através de 60 emissões de CO2 registadas. Estima-se que este projeto reduza 600 mil toneladas de CO2 equivalente a 10 anos de emissões.

A compensação foi autenticada por um certificado da TerraSystemics que atesta que o titular assumiu responsabilidade pelo seu impacte sobre o clima, contribuindo para a redução de gases com efeito de estufa através de projetos de mitigação de carbono.

O dióxido de carbono tem um enorme impacto nas alterações climáticas que são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências económicas, sociais e ambientais de grande magnitude. Todos, sem exceção, dos cidadãos às empresas, economias e a natureza em todo o mundo estão a ser afetados.

Em 1992 adotou-se a Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, devido à crescente preocupação de âmbito mundial com o aquecimento do planeta. O seu objetivo é estabilizar a concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera para impedir alterações do sistema climático mundial provocadas pelos seres humanos.

Os países desenvolvidos signatários da convenção comprometeram-se em adotar uma serie de medidas para a mitigação das Alterações Climáticas, nomeadamente reduzindo as suas emissões de gases e proporcionando recursos financeiros aos países em vias de desenvolvimento para que também estes se preparem para reduzir as suas emissões de gases com efeitos nocivos para a atmosfera. S.R.S.