Capela de São Sebastião é agora gerida pela Paróquia

Propriedade da Câmara Municipal, a Capela de São Sebastião, no Parque Marechal Carmona, passou agora a ser gerida pela Paróquia de Cascais. Com a cedência de comodato por parte do Município, a paróquia tem os direitos de utilização por inteiro o equipamento. Datada do século XVIII, a capela é anterior ao próprio Museu Condes Castro Guimarães, em cujos jardins se situa.

"Sendo um local de culto, não fazia sentido que estivesse sob a orientação da Câmara Municipal", referiu o presidente Carlos Carreiras. "Temos estado a fazer um grande movimento de alocar ativos, que só fazem sentido se forem destinados para o desenvolvimento do trabalho da própria paróquia, seja na componente religiosa, seja na do apoio social. Queremos dotar a comunidade de equipamentos que sejam vividos e bem vividos, reforçando os laços sociais."

"Sempre que foi soliticitado, pudémos usar esta capela, que era organizada por pessoas fantásticas e que cuidam dela como se fosse um museu", afirmou o padre Nuno Coelho. Contudo, segundo o Pároco de Cascais, "a Igreja tem uma linguagem, necessidade e hábitos próprios, e por isso é benéfico, passar a gerir a capela. Com certeza, que terá ainda mais alma e encanto quando a capela for visitada daqui a um ano, fruto da vivência comum dos cristãos."

Este ato foi também "uma surpresa", indicou o pároco, por ter sido "iniciativa da Câmara Municipal. Vamos continuar a dar o mesmo tipo de uso de antes: realização de sacramentos - normalmente, o casamento -, concertos, uma ou outra conferência e noites de oração. Mas estou certo que vai ser sempre a crescer, com toda a comunidade que passa aqui por Cascais."