CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Carnaval em Cascais é na Malveira e em Janes

Os trabalhos de construção dos carros alegóricos seguem a bom ritmo. Por agora, o segredo é a alma do negócio.

Em Cascais, a tradição do Carnaval continua bem viva na Malveira da Serra e em Janes, graças ao trabalho dedicado de muitas dezenas de pessoas que voluntariamente participam na construção dos carros dos foliões, todos os dias, depois de saírem dos respetivos empregos.

Trabalho não falta desde o Natal nas duas coletividades. Da pintura à carpintaria, da construção de carros alegóricos, à produção pelas costureiras dos fatos que os foliões vão envergar nos desfiles, bem como na preparação das coreografias.

Nuno Baleia Domingo, vice-Presidente da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira diz que “o Carnaval este ano vai ser mágico”. “É para isso que trabalhamos nesta festa. Há 38 anos que o fazemos”, sublinha.

Na Malveira 20 pessoas estão envolvidas na produção dos carros alegóricos. “Mas temos muito mais gente a trabalhar na produção dos fatos de todos os grupos que vão participar”, afirma, explicando: “ Daqui da terra são 15 grupos, com 220 pessoas que vão desfilar e dançar. Vamos ter mais quatro grupos vindos de fora. A Musical de Cascais, o CCD de Cascais, Charneca e Zambujeiro”.

Embora os trabalhos ainda não estejam concluídos, Nuno Baleia diz que agora “só espera que o tempo ajude a fazer uma brincadeira na aldeia, com a magia dos carros alegóricos e com caricaturas de alguns políticos e momentos da vida do país”.

O corso da Malveira terá um estádio do Harry Potter, com três clubes de futebol representados, sob o tema dos emails do Benfica. A nível internacional, mostram um duelo entre os EUA e a Coreia do Norte, ou seja entre Donald Trump e  Kim Jong-un.

Em Janes, Luís Cruz também “faz de tudo” há mais de trinta anos, de carpinteiro a pintor.

“Gosto mais de ajudar. Geralmente não me mascaro”, explica.

“A nossa logística é grande. Temos de montar um pavilhão antes dos trabalhos e começamos a trabalhar antes do Natal. Depois é todos os dias da semana, fins de semana, depois de um dia normal de trabalho”.

Em Janes mais de duas centenas de pessoas participam no desfile deste ano. O tema do corso é dedicado aos “Jogos”.

Os corsos das duas coletividades saem para a rua no domingo e terça-feira. O de Janes sai da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e vai ao largo de Janes, regressando para a Malveira até ao Entroncamento do Guincho onde se junta ao Corso da Malveira. O corso da Malveira parte do entroncamento do Guincho e vai até à Sociedade Familiar Recreativa, regressando ao entroncamento.

A rivalidade carnavalesca entre Janes e a Malveira continua a manter acesa uma tradição que anualmente atrai milhares de visitantes às duas típicas localidades cascalenses. SRS/PL.

 

Ver programação 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0