Casa das Histórias Paula Rego inaugura Oficina de Gravura

No dia de aniversário de Paula Rego, 26 de janeiro, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, inaugurou um espaço que permite aos participantes experimentarem as técnicas de gravura utilizadas pela artista.

A Oficina de Gravura: “Agora vamos começar” é uma sala de trabalho e de criação para jovens a partir dos 16 anos e adultos, com ou sem experiência, dirigida ao público em geral, escolas, instituições, artistas e curiosos.

Este espaço criativo dentro da Casa das Histórias Paula Rego “insere-se dentro das atividades de dinamização que a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís têm vindo a fazer nos equipamentos culturais”, referiu Salvato Teles de Menezes, presidente do Conselho Diretivo da Fundação D. Luís.

“Paula Rego tem uma importante obra neste suporte e esta é também uma forma de ensinar as pessoas a olharem para a Gravura de uma forma competente e valorizar este tipo de arte”, referiu, ainda, Salvato Teles de Menezes.

“Quando este museu abriu, Paula Rego pediu-nos que este fosse uma casa despretensiosa, cheia de histórias, acessível a toda a gente e um espaço de trabalho, pelo que esta Oficina da Gravura se insere nesta visão” afirmou Catarina Aleluia, coordenadora do serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus.

“Com a exposição dedicada às Rimas de Berço que é uma série de gravuras muito significativo no trabalho da artista, lançamos este desafio de trazer um atelier de gravura para dentro deste espaço, de forma a enriquecer o programa educativo da Casa das Histórias”, acrescentou Catarina Aleluia.

No espaço “irão ser realizados projetos com escolas e ciclos com artistas aos sábados, onde se incluem André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti e os Musa Paradisíaca, projeto artístico de Eduardo Guerra e Miguel Ferrão e que são artistas que não têm ligação direta com a gravura”, explicou Ana Natividade, a artista dinamizadora da Oficina.

Para além desses projetos vai ser lançado também “um curso de gravura às quartas-feiras com sete sessões e um workshop na Páscoa “Caprichos Pascais” que vai relacionar o trabalho de Paula Rego com a obra de Goya”, adiantou, ainda, Ana Natividade.

A Oficina de Gravura: “Agora vamos começar” vem demonstrar, assim, a aposta da Casa das Histórias Paula Rego na formação, na criação e em residências artísticas, como é o caso da já agendada para o período de férias letivas da Páscoa, para participantes dos 13 aos 17 anos.

Um dos objetivos deste espaço, que está de portas abertas de janeiro a abril 2018, é também a sinergia com outras entidades promotoras da prática de gravura.