CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais 2019. Um calendário recheado de grandes eventos

Apresentação das atividades programadas para 2019 em Cascais foi feita à imprensa pelo vice-Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pinto Luz, no The Oitavos Hotel.

Conferências, Desporto, Cultura e Lazer são alguns dos grandes eventos que vão encher os dias deste ano 2019 em Cascais, destacando-se algumas novidades, como o regresso das Harley Davidson, o torneio europeu Golf Sixes, o World Summit Award, num ano de Conferências do Estoril. 

A apresentação das atividades programadas para este ano em Cascais foi hoje feita à imprensa pelo vice-Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pinto Luz, no The Oitavos Hotel.

“Temos um ano de Conferências do Estoril onde vamos debater o tema da Justiça, com a presença confirmada de três Prémios Nobel e da ex-Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal”, sublinha Miguel Pinto Luz, recordando ainda que Cascais vai contar com outra novidade, a instalação da European Public Law Organization (EPLO) nesta vila onde se poderá discutir os grandes temas europeus e da Justiça.

“Cascais nunca volta a cara a uma boa discussão, nunca volta a cara a tentar encontrar soluções para este mundo em ebulição e constante transformação”, realça o autarca.

Em termos de projetos e infraestruturas, Miguel Pinto Luz destaca a grande melhoria que representará o concurso público de Transportes Urbanos já lançado. “Estamos todos à espera da grande transformação que vai acontecer nos transportes públicos do concelho e que vai implicar mais do que a duplicação da oferta hoje disponível para todos os cidadãos. É uma enorme revolução que vai transformar para melhor este Cascais que é de todos nós”.

Mas em geral, os eventos programados na cultura em geral, no âmbito das conferências, na música e no desporto são tantos e tão importantes que Miguel Pinto Luz tem dificuldade em escolher os principais neste calendário recheado de Cascais.

Por exemplo, afirma, “no âmbito da oferta desportiva não conheço outro concelho com este ecletismo e com esta procura incessante pela primeira divisão em todos os desportos. Esse é o traço e assinatura comum a toda a nossa oferta desportiva e 2019 não será exceção”, garante.

Uma das grandes novidades em 2019, na área do Conhecimento, é o World Summit Awards (WSA) Global Congress que decorre entre os dias 11 e 13 de março na Nova SBE, em Carcavelos. O WSA é um concurso anual  criado no âmbito das Nações Unidas para avaliar projetos e soluções digitais, decorrendo a final em Cascais com mais de 400 participantes. Sob o auspício das Nações Unidas, este evento reúne, todos os anos, inovadores de 178 países que apresentam as suas ideias, num concurso com oito categorias distintas, Governança e Acesso a Dados; Saúde e Ambiente; Educação e Ciências; Entretenimento e Estilo de Vida; Cultura e Turismo; Media e Notícias; Negócio e Comércio; Inclusão e Desenvolvimento Pessoal.

É em Cascais que serão escolhidos os oito campeões mundiais para cada uma das categorias do WSA, de entre os 40 projetos finalistas (WSA Winners), que  ganham acesso automático às principais redes internacionais de inovação, multiplicando as possibilidades de financiamento e de concretização dos seus projetos.

Depois de uma estreia que deixou marcas positivas nos organizadores e em Cascais, volta em 2019 o desfile das Harley Davidson. Há sete anos, em 2012, depois do desfile das Harley Davidson pelas ruas, Cascais conquistava o coração dos participantes e um deles descreveria assim a vila: “Uma vila costeira elegante, rodeada de serras ondulantes e paisagens arrebatadoras”, um autêntico “labirinto de ruas empedradas que descem até ao porto e à praia”. Ora, é exatamente aqui que, sete anos depois, as Harley Davidson regressarão de 13 a 16 de junho. Prevê-se uma participação de 20.000 motos vindas de todo o mundo e estima-se que o grande evento aportará, em alojamentos e refeições, cerca de 8 milhões e meio de euros à economia local.

Pela primeira vez, o GOLFSIXES sai do país de origem, o Reino Unido, e decorre em 2019 em Cascais, com um prémio monetário de 1M €.

A este respeito, Miguel Pinto Luz considera que se trata de uma grande novidade desportiva porque o golfe a nível europeu era algo que faltava a Cascais. “Já tínhamos o Ténis, os Cavalos (CSI), o Atletismo (Maratona de Lisboa), a Vela (várias regatas internacionais), o IronMan, ou seja um conjunto de grandes eventos desportivos, mas faltava-nos trazer o European Golf Tour”, afirma o autarca.

O torneio de dois dias conta com 16 equipas compostas por dois jogadores que representarão os seus países, opondo 12 equipas masculinas de jogadores do European Tour a 4 equipas com “Wildcards”, onde estrelas de golfe femininas e masculinas irão competir por um prémio monetário de €1M. Este inovador evento GolfSixes do European Tour será disputado no espetacular campo de golfe Oitavos Dunes, nos dias 7 e 8 de Junho próximos.

Outra das novidades para 2019, desta vez no plano da Cultura, é o Festival ID NO LIMITS, que juntará, em quatro palcos no Centro de Congressos do Estoril, a 29 e 30 de março, alguns nomes da música urbana e eletrónica do mundo, do Pop ao Hip Hop. Little Dragon, Vessel w/ Live AV Pedro Maia, Jacques Greene, Kerox, PARKBEAT (Curadoria), Haai, Colónia Calúnia (Showcase) são os mais recentes nomes confirmados que se juntam aos Madlib, Dino D’Santiago, AMDDB, Arca, Kamaal Williams, Moullinex, DJ Nigga Fox, Shaka Lion, Xinobi, Rui Maia, Meera, DJ Progressivu e DJ Dead End.

Como já é tradição, o calendário Cascais 2019 traz o Concerto de Ano Novo, a Gala do Desporto, o Carnaval Malveira/Janes, o Montepio Meia Maratona, o Horasis Global Meeting, o IberCup Cascais e as Conferências do Estoril

O torneio equestre CSI Longines Global Champions, o Must Fermenting Ideas, o EDP Cool Jazz e o Extreme Sailing Series são outros grandes eventos que decorrem nesta vila.

Mas como habitualmente haverá o certamente FIARTIL, a Maratona de Lisboa, o Estoril Classic no Autódromo e conferências ligadas a Cascais Big Smart Cities. O ano encerra com o tradicional Natal no Mercado – o Cascais Christmas Village. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0