Cascais assinala locais da conspiração dos capitães de Abril

Autarquia junta-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril colocando Girândolas de Luz nos locais onde se realizaram reuniões conspirativas do 25 de Abril.

A Câmara Municipal de Cascais, a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e a Associação 25 de Abril inauguraram hoje, 5 de março, em Cascais, duas girândolas de Luz, um projeto artístico de Catherine da Silva que evoca os cravos de Abril, e assinalam dois locais onde se realizaram duas reuniões importantes durante a fase conspirativa do 25 de Abril de 1974.

“No dia em que dermos como adquiridas as conquistas do 25 de abril será o dia em que as começamos a perder e é por isso muito importante assinalarmos os 50 anos do 25 de Abril de 1974”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cascais Carlos Carreiras. O autarca realçou a importância destas comemorações numa altura em que “movimento extremistas e populistas põem em causa o regime democrático”.

A primeira girândola de luz, colocada defronte ao nº 13 da Rua Visconde da Luz, assinala a reunião realizada a 5 de março de 1974, no 1.º andar, no ateliê do arquiteto Braula Reis, onde se reuniram 200 oficiais em representação de mais de 600. Nesta reunião “importantíssima”, refere o Coronel Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril e um dos capitães da revolução, “foi aprovado o documento síntese do Movimento das Forças Armadas” e seria delegado em Melo Antunes a responsabilidade de presidir e coordenar a comissão de elaboração do Programa das Forças Armadas”.

A segunda girândola foi colocada em S. Pedro do Estoril, numa rotunda onde se situava, na altura, a residência da família Fonseca Ribeiro, e onde se realizou, a 24 de novembro de 1973, uma reunião “fundamental” diria a Professora Dr.ª Maria Inácia Rezola, comissária para as comemorações dos 50 anos da Revolução.

“Foi nesta reunião onde, pela primeira vez, a possibilidade de um golpe de Estado foi equacionada e a palavra revolução entrou no vocabulário da conspiração dos capitães”, disse Maria Inácio Rezola.

Vasco Lourenço acrescentaria que ali ficou decidido “escolher os dois generais que iam ser convidados para assumir o poder, desde que aceitassem o programa político, General Costa Gomes e General Spínola”, revelou o Coronel.

No Centro de Congresso do Estoril decorreu, depois, um almoço que assinalou estes atos que se enquadram nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, durante o qual, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falou da importância pedagógica desta comemoração, para uma juventude que não viveu o antes do 25 de Abril. CMC/HC/MB/MC/PM/LB