Cascais celebra Dia Internacional das Cidades educadoras | 30 de novembro - Casa das Histórias Paula Rego

A Câmara Municipal de Cascais assinala no próximo dia 30 de novembro, a partir das 10h00, na Casa das Histórias Paula Rego, o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Entidade sede e organizadora do XV Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras em 2018, esta é uma excelente ocasião para a autarquia divulgar junto da comunidade o papel de uma cidade educadora, os desafios que terá que enfrentar e estratégias do concelho neste âmbito.

“O que é uma cidade educadora? O que significa pertencer à cidade?” As respostas serão dadas por um trabalho construído por crianças de escolas de Cascais com base no trabalho “Manifesto da Infância”, construído em colaboração com as instituições escolares públicas, privadas e solidárias de 1º Ciclo de Cascais.

O debate do dia centrar-se-á nos desafios que se apresentam a uma cidade educadora. Os participantes serão conduzidos numa reflexão sobre os contributos necessários para o desenvolvimento de um território educador, não só os escolares, mas também os fatores ambientais, desportivos, artísticos, humanos.

No encerramento da iniciativa, Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da autarquia apresentará a estratégia de Cascais para uma cidade educadora.

Neste dia quem passar pelas Juntas de Freguesia do Concelho será convidado a responder às questões “O que é uma cidade educadora? O que significa pertencer à cidade?”

Relembre-se que são cerca de 500 as Cidades Educadoras espalhadas por todo o mundo que, nesta data celebram o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Mais informações sobre as Cidades Educadoras:

Em maio deste ano Um júri internacional reconheceu Cascais como o concelho com melhor qualidade de vida, entre todas as cidades que estavam na corrida à organização do XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras 2018.

Na decisão pesaram as boas políticas de Ambiente, Educação, Social e Cidadania, entre outras, a vocação internacional do concelho e o seu trabalho como “cidade educadora”.

Na ocasião, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, disse que “é a educação, a formal e a não formal, que está na base do nosso sucesso enquanto comunidade. Temos tentado transformar a escola na âncora da cidadania, ao mesmo tempo que abrimos a escola à sociedade num movimento de influência positiva e recíproca. A escola é o centro da nossa comunidade. É a partir da educação e do incremento dos níveis de conhecimento dos nossos cidadãos que desenhamos políticas ambientais mais sustentáveis, políticas de crescimento mais duradouro e solidário, e políticas de participação e inclusão mais fortes”, declarou Carlos Carreiras.

PROGRAMA | Auditório Maria Barroso | CH Paula Rego

10h00 - SESSÃO DE ABERTURA

DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS – CASCAIS

Frederico Pinho de Almeida | Vereador da Educação