Está aqui

Cascais diz não à violência!

Durante este mês Cascais reforça a sua posição no combate à violência contra crianças, jovens e mulheres. Considerado o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, em Cascais abril é também o mês de alertar para a violência doméstica contra mulheres.
Marcado pela campanha nacional “Apenas o Coração pode bater”, o alerta para os maus tratos contra crianças e jovens chega aos cidadãos através de três iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJCascais). O objetivo é envolver a comunidade e alertar para o importante papel que todos podem/devem ter na prevenção dos maus-tratos às crianças, jovens e mulheres. Qualquer pessoa pode participar nas iniciativas: 
 
Conferência “Abril 2018 – Licença para… Amar”, dia 11 de abril, na Casa das Histórias Paula Rego  em que foi apresentado o trabalho “Intervenção em Situações de Violência em Contexto Escolar” desenvolvido pelo Fórum Municipal de Cascais Contra a Violência Doméstica e o Projeto “Selo Protetor” lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Serão ainda dados a conhecer vários projetos de Boas Práticas na área da Prevenção.
 
– Caminhada Laço Azul (2km), dia 28 de abril, às 9h00 da Praia da Duquesa (no Paredão) e Formação de um Laço Azul Humano, dia 28 de abril (+/- 11h00), junto à Praia do Tamariz, no final da Caminhada, onde também haverá momentos de animação com grupos de batuques do Concelho. Apareça vestindo uma peça azul! Mais informações.
 
Distribuição de laços azuis | Porque os símbolos nos ajudam a identificar mais facilmente o que queremos dizer, ao longo deste mês serão distribuídos pequenos laços azuis e marcadores de livros. Nesta ação, a CPCJCascais irá sensibilizar o maior número possível de pessoas/instituições/estabelecimentos comerciais a usarem o Laço Azul durante o mês de abril como alerta para o problema dos maus tratos.
 
Campanha Contra a Violência Doméstica | As estatísticas assim o obrigam - 75% dos crimes reportados nos mais de 12.086 processos de apoio abertos pela Associação de Apoio à Vítima (APAV) em 2017 foram de violência doméstica - a Câmara Municipal relança a campanha desenvolvida pelo Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica. O objetivo é sensibilizar mulheres vítimas para a tomada de consciência da sua situação. Identificando quatro situações verificadas neste tipo de crime, a campanha sensibiliza as mulheres para a denúncia e a procurar a ajuda junto do ESPAÇO V 210 994 321 e da APAV 214 664 271 (Ver campanha).
 
Vídeos da campanha contra Violência Doméstica
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais