Cascais é referência no Desenvolvimento Sustentável

Javier Cortés, Chefe de Envolvimento Local Programa das Cidades das Nações Unidas, afirma que "as iniciativas e políticas que estão a ser implementadas em Cascais são exatamente o que o mundo está à espera"-

Javier Cortés visitou Cascais esta quarta-feira, 30 de janeiro, com o objetivo de dar a conhecer o Programa das Cidades das Nações Unidas e de perceber que políticas estão a ser implementadas no concelho para fazer face a este desafio global. Durante o dia teve a oportunidade de conhecer a visão de desenvolvimento sustentável da Câmara Municipal de Cascais designadamente a biodiversidade e conservação da natureza da Quinta do Pisão, o restauro e gestão da Duna da Cresmina e do Parque-Natural Sintra-Cascais, os projetos de mobilidade sustentável e de Smart Cities desenvolvidos no Cascais Control Center C3 e a cidadania participativa de Cascais na Sociedade Musical União Paredense.

Javier Cortés disse que as iniciativas para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm “de inspirar outras no mundo inteiro e têm um papel muito importante para o futuro”, acrescentando ainda que “as iniciativas e políticas que estão a ser implementadas em Cascais são exatamente o que o mundo está à espera”.

“Cascais é muito inspirador”, disse Javier Cortés que considerou o Parque Nacional Sintra-Cascais como “um exemplo de como juntar as questões ambientais e a produção sustentável com a gestão de um território como um todo”.

“A partilha a que lá assistimos é benéfica para toda a comunidade. A sua compreensão é vista como algo integral, não se pensando apenas na produção económica”, referiu Javier Cortés.

O Chefe de Envolvimento Local do Programa das Cidades das Nações Unidas acrescentou ainda que na Quinta do Pisão conseguiu “contar oito objetivos de desenvolvimento sustentável, entre eles a acessibilidade, igualdade, envolvimento de pessoas com incapacidades no setor produtivo, equilíbrio ambiental, integração a longo prazo de atividades produtivas sustentáveis no ecossistema e educação”. Dentro deste objetivos definidos pela Nações Unidas Javier Cortés destacou a educação como “crucial”. “Ensinar às crianças a importância da sustentabilidade”, é crucial, segundo Javier Cortés, “porque essas crianças, bem como as pessoas que se voluntariam para limpar o Parque, representam o futuro e decidirão as políticas dentro de 5/10 anos e, nessa altura, não vai ser necessário explicar-lhes a importância da sustentabilidade.

O Chefe de Envolvimento Local do Programa das Cidades das Nações Unidas considera esta política como “inter-geracional e um contrato social que deve ser construído em mais locais”.

“Como se vê aqui, o setor público aliado ao setor privado será a forma de atacar esta complexa transformação. O que vi aqui é aquilo que eu quero fazer em outros lugares que enfrentam os mesmos desafios e mostrar que estes exemplos resultam e assim atraem a atenção de investidores a longo prazo”, concluiu.

Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais, salientou que “as Nações Unidas têm vindo a reconhecer e a valorizar, cada vez mais, o papel das autarquias como agentes da sustentabilidade”. Por outro lado, acrescentou, “os municípios reconhecem e valorizam o papel das organizações internacionais na potencialização e disseminação de boas práticas sustentáveis”. “É por isso que faz sentido a visita deste diretor das Nações Unidas a Cascais. Juntos, fazemos mais pelo planeta e pelas pessoas”, concluiu Joana Balsemão.

Recorde-se que, a 21 de Setembro de 2017, Cascais foi a primeira autarquia portuguesa a assumir o compromisso público de implementar os ODSda Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas. A partir daí, Cascais elaborou um relatório base para a adaptação dos ODS em Cascais e lançou a plataforma Cascais 2030 que explica os 17 ODS e a forma como o concelho prevê concretizar os objetivos.