Cascais e TAP expandem Centro de Treino no Aeródromo Municipal de Cascais

Parceria consolida posicionamento de Cascais como referência na formação de pilotos, tripulantes de cabina e técnicos de manutenção de aeronaves. Com este acordo, o número de espaços para simuladores mais do que triplica, cresce a área reservada para equipamento de treino de tripulantes de cabina e será instalada uma área reservada para instalações da Manutenção e Engenharia do Grupo TAP.

A Câmara Municipal de Cascais e a TAP Air Portugal assinaram um acordo para a expansão do Centro de Treino da TAP no Aeródromo Municipal de Cascais

O alargamento da infraestrutura de treino será feito em duas fases. No curto prazo, aos dois simuladores de voo (Airbus A320 e A330) já existentes juntar-se-á um novo simulador do Airbus A320.

Num segundo momento, poderão ser instalados mais quatro simuladores, dependendo de parcerias com entidades terceiras, para um total de sete, concretizando a ambição de criar na freguesia de São Domingos de Rana, em Cascais, um polo universitário e de formação profissional na aviação com a importante presença da Academia TAP.

“Cascais e a TAP têm criado uma parceria virtuosa e estão comprometidos com a execução de um centro de excelência na aviação de nível mundial no nosso País”, assinala Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Que essa visão se cumpra a partir de Tires, São Domingos de Rana, é reveladora dos esforços desta autarquia para levar o desenvolvimento e criar cadeias de valor e emprego qualificado em todos os pontos do Concelho”, conclui Carlos Carreiras.

“Tanto as áreas de formação como as de manutenção e engenharia são áreas de grande valor acrescentado que faz sentido fazermos no País.

O nosso ecossistema tem oportunidade de criar novas áreas de exportação em vez de pagarmos caro serviços lá fora. Cascais entendeu perfeitamente essa oportunidade”, afirma Luís Rodrigues, Presidente da TAP.

Para além dos novos simuladores, serão criados espaços de formação para técnicos de manutenção aeronáutica e pessoal navegante de cabina.

A parceria estipula ainda a reserva de espaço para instalações onde a TAP Manutenção e Engenharia poderá vir a desenvolver várias atividades, incluindo manutenção de motores.

Por último, será disponibilizado um espaço para manutenção da frota Embraer 190/195 da PGA (Portugália Airlines), reforçando a capacidade de manutenção da companhia.