Cascais para Todos. Praia da Duquesa recebeu batismo de mergulho adaptado em mais uma edição do “Dive for All”

É um dos mais fascinantes projetos sociais levados a cabo no país. É promovido pela Câmara Municipal de Cascais e vai já na sua terceira edição. Realizou-se dia 13 de outubro, na praia da Duquesa, o Dive for All, batismo de mergulho adaptado.

Se a medida do sucesso for os números, então o Dive for All é um sucesso tanto dentro como fora de água. De ano para ano, têm aumentado o número de interessados e a iniciativa contou nesta edição com cerca de 40 participantes, totalizando 80 desde a primeira a sua primeira edição, em 2011.

O objetivo desta iniciativa é incentivar as pessoas com deficiências físicas ou cognitivas a praticar um desporto improvável, o mergulho, tarefa na qual a autarquia conta com a parceria do centro de mergulho “Cascais Dive”, do Complexo Desportivo Municipal da Abóboda e com a experiência do mergulhador cascalense Miguel Lacerda.

Para Carlos Carreiras, o Dive for All é um “enorme motivo de felicidade não apenas para os iniciados no mergulho mas para todos os cascalenses que lutam por um Cascais inclusivo e sem barreiras”, salientou o presidente da Câmara Municipal. “É para este projeto de um Cascais para Todos que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, com os programas da Praia Acessível, pelo qual fomos premiados, e a Vela Adaptada. O Dive for All é mais uma peça, muito importante, na democratização de Cascais e aproveito para felicitar todos os voluntários e todas as instituições envolvidas neste projeto.”

Miguel Lacerda é o mentor do projeto explica como surgiu o conceito Dive for All. “A ideia surgiu em 1997, numa viagem que fiz à Austrália. Ia mergulhar na Grande Barreira de Coral e achei extraordinário que no catamaran onde eu ia, viajassem também pessoas com enormes constrangimentos de mobilidade. Vi-as mergulhar e achei isso de tal modo notável que pensei de imediato trazer o conceito para Cascais. Demorou tempo porque não havia condições (nem clubes de mergulho nem piscinas adequadas) mas, felizmente, de há três anos a esta parte que temos conseguido realizar o Dive for All”.

O batismo de mergulho que se realizou no domingo, 13 de outubro, foi apenas o culminar de um longo processo, que passou pelo treino dos participantes, formação dos voluntários, limpeza subaquática e a necessária sustentabilidade ambiental para que os mergulhos possam ser realizados em condições de segurança.

Ao longo do mês de setembro, os participantes do Dive For All aprenderam e experimentaram mergulho na piscina do Complexo Desportivo Municipal da Abóboda, acompanhados por instrutores do centro de mergulho Cascais Dive. Destes, 19 ficaram aptos a experimentar o mergulho em águas abertas, pelo que ontem tiveram o seu batismo na praia da Duquesa em Cascais. Foi uma oportunidade de fazer um mergulho no mar e colocar em prática tudo o que aprenderam sobre técnicas de mergulho.

O evento contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que entregou certificados a todos os participantes, juntamente com Nuno Pereira, representante do Cascais Dive, e Élia Silva Pinto, Professora Coordenadora da Escola Superior de Alcoitão.