CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais poupa 600 mil euros por ano com recolha de resíduos inteligentes

Projeto permitiu maior eficiência nas rotas e grande poupança de custos.

A Câmara Municipal de Cascais está a poupar anualmente 600 mil euros graças a uma melhoria introduzida no seu sistema de gestão de recolha de resíduos no concelho.

A informação foi divulgada por Luís Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, ao site económico Dinheiro Vivo, confirmando que o sistema poupa cerca de 600 mil euros por ano.

"Nós primeiro apostámos em inovação e a poupança de custos veio a seguir, ao contrário do que muitas vezes se pensa", refere o responsável, indicando que o investimento global foi de 550 mil euros.

Segundo aquele responsável, a intenção era diminuir o número de camiões de recolha do lixo a circular pelas ruas, reduzindo a pegada de carbono, o barulho e até o risco, já que se trata de veículos pesados e de grande porte.

O processo começou pela instalação de sensores RFID nos camiões e nos contentores, de forma a recolher dados precisos sobre quando cada contentor é recolhido, mantido e lavado. A partir daí, a Cascais Ambiente começou a redesenhar os circuitos de recolha, identificando quais estavam sobrecarregados com muitos contentores ou pouco tempo para os fazer e quais tinham mais folga.

"Podemos assim distribuir melhor e uniformizar o esforço de cada equipamento e operacional", acrescentou.

A empresa municipal gere entre 8600 a 9000 contentores e neste momento todos eles têm um pequeno sensor RFID, que informa também sobre a localização e o seu histórico. Os dados de despejo e lavagem são carregados quando os camiões de recolha, que têm antenas recetoras, interagem com os contentores.

O resultado foi a redução de 12 para 8 camiões em circulação todos os dias, o que poupa nada menos que 180 mil quilómetros de rodagem. Além destas tags RFID, os cantoneiros dispõem de uma plataforma onde introduzem dados sobre os resíduos seletivos (papel, vidro, plástico).

 

 

 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais