CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe Seminário PISA

Construindo o Futuro: as perspectivas da investigação sobre educação escolar e educação na infância

Professores, investigadores, diretores de instituições escolares, autarcas e decisores políticos estão reunidos, em Cascais, este sábado, 24 de fevereiro e dia 2 de março, em Seminário para refletir todo o processo educativo no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE (PISA).

O vereador da CM de Cascais abriu a sessão, no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo, onde congratulou toda a comunidade educativa de Cascais e todas as escolas de norte a sul do país que marcam presença neste seminário. "É um privilégio partilharmos experiências com outros municípios e outras escolas, porque só com essa partilha de experiências podemos melhorar e avançar para o sucesso do sistema educativo", começou por saudar Frederico Pinho de Almeida. 

Na sua intervenção, o vereador sublinhou a importância dada em Cascais aos momentos lúdicos na escola: " Desde 2016 que com a co-particiapção de toda a comunidade educativa, implementámos a Escola para a Cidadania, proporcionando uma escola inclusiva, onde todos os alunos, independentemente, do seu extrato socio-económico, tem oportunidades para fazer um percurso de sucesso e para crsecer a tempo inteiro".

"Por isso, em Cascais, a par do programa curricular, privilegiamos os tempos extracurriculares para brincar, praticar desporto, aprender música ou outra atividade lúdica que se adapte ao gosto dos jovens", referiu Frederico Pinho de Almeida, explicando o que, em Cascais, se entende por "crescer a tempo inteiro". 

Para Ana Gil, diretora do Departamento de Educação da CM de Cascais, " O PISA emerge na inquietação gerada pelos últimos resultados globalmente publicados e que pretendemos seminal em reflexão e inspirador em medidas concretas para a melhoria do sucesso e qualidade das aprendizagens nos territórios educativos". O evento conta com o apoio da Direção Geral de Educação (DGE) e com parceria da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), através da Rede Local Educar Melhor em Cascais. "Este, é um evento único que oferece uma oportunidade para educadores e professores, investigadores, diretores de instituições escolares, autarcas e decisores políticos compreenderem melhor as tendências educacionais globais e o impacto do PISA nas escolas e sistemas educativos", referiu, ainda, Ana Gil. 

O município de Cascais contribui para a qualificação do sistema educativo e para a construção de uma escola que reflete o sucesso e o bem-estar da comunidade, neste sentido, promove em parceria com as escolas, parceiros estratégicos e academias de saber inúmeros projetos, que vão de encontro às exigências que nos são colocadas pelas complexas sociedades pós-modernas, em que é reconhecida a importância da metodologia de trabalho em rede para a promoção das mudanças educativas e assegurar uma Educação de Qualidade.

Temos como exemplo:

LEXPLORE+Leitura  - com o objetivo de ajudar os professores a rastrear a capacidade leitora dos alunos do 2º ano até ao 6º ano de escolaridade, participam 9 Agrupamentos de escolas  e 12 Escolas Privadas, num total de 5.926 alunos, num investimento de 32. 442,00€.

Bem-Estar Socio-Emocional Docente –Programa Bem-Estar Sócio Emocional, implementado nos 11 agrupamentos de escolas, contribui para a literacia emocional e saúde psicológica dos docentes, cooperando na melhoria contínua das práticas pedagógicas e das aprendizagens, abrangendo cerca de 70 docentes, com um investimento de 17.400,00€.

Liderança para Professores - Capacitação de professores líderes e com potencial de liderança promotora de um mindset de lifelong-learning para as atuais lideranças escolares. O objetivo é dotar e apoiar o desenvolvimento da carreira e das competências dos docentes para a liderança desenvolvendo ferramentas face às novas tendências e realidade do contexto e da sociedade.  Ministrada pela Nova SBE a formação “Liderança para Professores” contemplou 103 docentes, na1ª edição com um investimento de 78.252.60€.

Ensico@Cascais –no âmbito da E-Computação - Pensamento Computacional, contribuindo para o sucesso educativo e recuperação das aprendizagens, abrange os alunos do 2º e 3º ciclo de todos os Agrupamentos de Escolas, com um investimento de 117.992,00€.

Teach for Portugal, em todos os Agrupamentos de escolas, com o objetivo promover o sucesso educativo e contribuir para a recuperação das aprendizagens, com 9 mentores, envolvendo 650 alunos, no montante de 144.000,00€.

Autorregulação da Aprendizagem –Projeto preventivo orientado para trabalhar a infusão de estratégias de Autorregulação da Aprendizagem nos conteúdos e práticas pedagógicas de disciplinas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. O objetivo é o de treinar professores destes níveis de Ensino em estratégias e processos de autorregulação da aprendizagem, equipando-os para poderem enfrentar as suas atividades e tarefas de ensino e aprendizagem com maior qualidade e profundidade. Uma parceria com a Equipa GUIA - APSI – ASSOCIAÇÃO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO MINHO.

Ensino profissional – 5 Agrupamentos com protocolo| 9 Agrupamentos com Ensino Profissional | Investimento: 206.082,00€ | Alunos: 1216 alunos

No âmbito da Educação Inclusiva, foi renovado o Acordo de Cooperação para as atividades terapêuticas complementares com a CERCICA - CERMOV, apoiando 60 alunos dos vários AEs do Concelho de Cascais, bem como da Intervenção Precoce, no valor de 110.677,31€ €, e com o CRID que apoia 6 alunos, com um custo de 6 7.004,38 €. O apoio ao Programa de promoção de autonomia e funcionalidade: À TARDE na CERCICA – resposta de Componente de Apoio à Família para 1º, 2º e 3º Ciclos, que apoia 12 alunos, no valor de 70.974,16 €.

E, finalmente, o apoio à Associação Chama Jovem para a integração de 10 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade em atividades extracurriculares, períodos de interrupção letiva e férias escolares no valor de 50000.00 €.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0