Cascais reforça Plano de Ação às Alterações Climáticas

O Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais (PAAACC), apresentado a 15 de setembro de 2017, foi, mais uma vez, alvo de análise e monotorização por parte das equipas de trabalho da Câmara Municipal de Cascais.

Assim, avaliando o PAAACC, que identifica 13 medidas que integram um total de 80 ações estratégicas para a inovação e resiliência local de adaptação às consequências das alterações climáticas, foi apresentado o relatório de progresso anual 2018, debatidos os principais desafios que as equipas têm enfrentado no desenrolar dos seus trabalhos e gizado o caminho para 2019.

Além da mitigação das alterações climáticas, que se prende principalmente com a redução da emissão de gases com efeito de estufa em relação à qual a autarquia promete para breve uma revolução na mobilidade, a adaptação a esta realidade é fundamental para enfrentar o aumento gradual da temperatura média com um agravamento significativo das anomalias climáticas – prevê-se que a temperatura média suba até 3 graus até 2050.

Das medidas implementadas pelo município identificadas no PAAACC destacam-se as Campanhas de Sensibilização e Comunicação, Separação de Águas Residuais e Pluviais e Plano de Proteção do Litoral e das Ribeiras.

“Uma das nossas missões hoje em Cascais é afirmarmo-nos como um território que é orgulhosamente teimoso e isso é uma prova de bom senso e de enorme responsabilidade, porque senão nos focarmos neste problema não estamos a fazer bem o nosso trabalho”, frisa Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Recorde-se que, o Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (PAAACC) é o primeiro plano de ação municipal relativamente a esta problemática em Portugal. Resulta de um processo de planeamento estratégico, inclusivo e de investigação científica que marcou a última década de políticas para a sustentabilidade no município. O PAAACC traduz-se numa visão regenerativa para o território do município em 2030.