Está aqui

Cascais replica sala de aula inovadora em Coimbra

Cascais é levado como exemplo pela Microsoft Portugal, na 1ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais que está a decorrer em Coimbra. Inserido na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 | Portugal INCoDe.2030. Este evento pretende dinamizar e articular um leque alargado de atores sociais e garantir uma ampla mobilização para a temática das Competências Digitais.

A Microsoft Portugal vai replicar uma sala de aula inovadora com recurso ao jogo Minecraft: Education Edition. Serão dinamizados workshops para os alunos presentes, exibindo o projeto existente com a Câmara Municipal de Cascais e assinalando, assim, a Hour of Code, iniciativa celebrada entre 4 e 10 de dezembro e que mobiliza milhões de alunos de todo o mundo.

O objetivo é replicar o que a Câmara Municipal de Cascais proporciona aos seus alunos, em parceria com a Microsoft, no projeto pioneiro em Portugal que equipou todas as escolas do 1º ciclo de Cascais com Minecraft: Education Edition.

Para Vânia Neto, diretora da área de Educação da Microsoft Portugal, “a celebração da Hour of Code alinha-se na perfeição com a estratégia global da Microsoft, permitindo trazer as soluções mais inovadoras e criativas para a sala de aula, equipando os nossos alunos com as ferramentas necessárias para melhorar a sua experiência de aprendizagem. O Minecraft: Education Edition permite levar o jogo que todos adoram para dentro da sala de aula e integrar com a maior parte das áreas disciplinares com muito sucesso”, referiu.

No espaço de exposições estão mais de uma dezena de computadores equipados com Minecraft: Education Edition do projeto de Cascais, bem como o quadro interativo Promethean, mobiliário de sala de aula da Steelcase e ainda uma impressora 3D da BEEVERYCREATIVE, recriando o ambiente de uma sala de aula inovadora.

No passado mês de novembro, a Microsoft Portugal, em parceria com a autarquia de Cascais, organizou um evento na Escola Básica Areia-Guincho, que permitiu a 80 alunos e 30 professores, jogarem em simultâneo a edição de educação do famoso jogo Minecraft, como uma ferramenta de aprendizagem, que promove o desenvolvimento do pensamento lógico e princípios de programação. No evento desta quarta-feira, os alunos poderão, mais uma vez, controlar uma personagem Minecraft através de Código.

Tanto os alunos como os professores terão a oportunidade de experimentar e interagir com a sala de aula inovadora, promovida pela Microsoft Portugal e os seus parceiros, onde se inclui o município de Cascais. PL

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais