Centro Comunitário de Tires com melhores condições

Em funcionamento desde 1981, esta Instituição Particular de Solidariedade Social é utilizada por mais de 180 cidadãos séniores, encontrava-se degradada e com necessidade de intervenções a nível interior e exterior. A Câmara Municipal investiu 90 mil euros numa obra que visa dar melhores condições ao equipamento.

A requalificação do edificado era um objetivo premente. "A pintura já estava bastante desgastada e a situação do telhado já propiciava muitas infiltrações de água no edifício interior", descreve Sandra Afonso, diretora técnica da instituição. "É uma obra bastante importante, que melhorou todo o estado do edifício do Centro Comunitário. Foi fundamental, o apoio financeiro da Câmara, que comparticipou, na totalidade, as obras inerentes à requalificação. Sem esse apoio, seria insustentável, a instituição poder fazer as obras."

O Centro Comunitário de Tires oferece várias respostas, a nível de apoio aos séniores: o Centro de Dia, que funciona na sede, é frequentado por uma média de 90 séniores; o Apoio Domiciliário chega a 85 séniores e inclui serviços básicos de higiene, alimentação, pequena higiene doméstica e acompanhamento a consultas, caso não haja suporte familiar; convívio e outras atividades, em funcionamento ao longo da semana.

"A Câmara tenta sempre ajudar as instituições do concelho, a ter todas as condições para poderem funcionar de uma forma positiva", disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais. "Além da requalificação e dos apoios regulares, demos agora 30 mil euros para aquisição de uma carrinha, para transporte dos utentes do centro de dia. Queremos reforçar a nossa parceria com as instituições sociais."

Para o Centro Comunitário, "o resultado final é muito gratificante para os nossos séniores e para nós. Dá mais ânimo a quem trabalha aqui", afirmou Sandra Afonso.