Cimeira Internacional de Cidades e Regiões no Apoio à Ucrânia

Carlos Carreiras promete ajuda na construção de Centros de Reabilitação de soldados feridos na guerra.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras participou esta manhã, através de videoconferência, no Fórum Internacional de Cidades e Regiões de apoio à Ucrânia, que decorreu na cidade de Kyiv, na Ucrânia relembrou o projeto que tem com a cidade ucraniana de IRPIN, geminada com Cascais, de ajudar a construir um Centro de Reabilitação, para os soldados ucranianos feridos e mutilados na guerra.
Nesta Cimeira que contou com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zellenskyy, Carlos Carreiras falou da proteção temporária de Portugal a quase 60 mil cidadãos que foram forçados pela guerra a abandonar a Ucrânia, 4 mil destes cidadãos “escolheram Cascais como residência”, transformando este concelho no segundo” a acolher o maior número de refugiados.

Carlos Carreiras recordou o voo de evacuação da Ucrânia para Portugal organizado por Cascais, da abertura de centros de acolhimento para pessoas temporariamente deslocadas, e de todo o apoio humanitário levado a cabo pelo município.

O autarca defendeu ainda alterações nos mecanismos de legislação europeia que regula os processos de ajuda, de tal forma que permitam um maior e mais direto envolvimento de meios financeiros no apoio humanitário, “nomeadamente para permitir a nossa ajuda às cidades irmãs, Bucha e Irpin”.

A esse propósito, Carlos Carreiras referiu a ajuda financeira do município de Cascais, de 500 mil euros para Irpin e 500 mil euros para Bucha, para permitir a reconstrução de jardins de infância e para outras instituições educacionais.

Este Fórum teve a moderação da vice-Primeira Ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.CMC/CB/HC