Coala Festival: Construir pontes na Lusofonia

Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Carminho vão atuar no Coala Festival

Foi esta quarta-feira, 27/03, apresentado, oficialmente, o Coala Festival Portugal com a presença dos fundadores do festival no Brasil, Gabriel Andrade e Fernanda Pereira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes e o curador do festival, o músico e escritor Kalaf Epalanga.

Nascido em 2014 no Brasil, com a ideia de “ser um grande palco para a nova música brasileira”, como referiu Fernanda Pereira, CEO do evento, o Coala Festival terá agora a sua primeira edição portuguesa, nos dias 1 e 2 de junho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, precisamente no ano em que celebra uma década de existência no Brasil.

No cartaz estão nomes como Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Carminho, BaianaSystem, Pongo, Rubel, Eu.Clides  e Mayra Andrade. Mas, mais nomes da música em língua portuguesa serão anunciados em breve.

A escolha de Cascais para a primeira edição fora do Brasil, nas palavras de Gabriel Andrade, prendeu-se, sobretudo, com “o charme de Cascais”; a “localização perto de Lisboa, mas com um enquadramento diferente, nomeadamente, o Hipódromo junto ao parque repleto de verde e que já recebeu grandes festivais” também foram determinantes; assim como “a parceria com a Câmara Municipal de Cascais que apoiou a iniciativa desde o primeiro momento”, confirmou o fundador do festival em S. Paulo.

“Este festival que tem muito prestígio no Brasil, vai ser a festa da lusofonia e vai construir pontes entre os países que falam português, quer entre os artistas, quer em relação ao público. Para além do mais já são 20.000 os cidadãos brasileiros residentes em Cascais. Pelo que espero que esta seja a primeira de muitas edições que virão”, afirmou Nuno Piteira Lopes.

A ideia inicial que presidiu à criação do Coala Festival no Brasil, mantêm-se no cartaz da edição em Portugal. Juntar artistas consagrados com nomes emergentes e que representam o futuro da música escrita em língua portuguesa.

“Até ao Coala a nova geração de artistas brasileiros não tinha voz em grandes palcos. Limitavam-se a apresentar o seu trabalho em bares e casas de shows”, referiu Gabriel Andrade que quer replicar em Cascais o que fez no Brasil.

Nesse sentido, queremos “trazer ao grande público os novos nomes da música brasileira, portuguesa e africana, mas misturados com nomes que são verdadeiros ícones e, dessa mistura resultar um diálogo cultural entre passado, presente e futuro”, salientou, ainda, Kalaf Epalanga, responsável pela escolha do cartaz em conjunto com Gabriel Andrade.

O alinhamento do Coala Festival Portugal apresenta-se assim, nos dois dias: sábado, 1 de Junho, atuarão Jorge Ben Jor, BaianaSystem, Pongo e Eu.Clides; e domingo, dia 2, Gilberto Gil, Carminho, Mayra Andrade e Rubel. Os bilhetes já à venda, têm duas variantes: diário, 50 euros (ou 100, na modalidade VIP); ou um passe para os dois dias de concertos, no valor total de 80 euros (ou 160, na modalidade VIP).