Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil – 1 de março

Proteção Civil de Cascais vai assinalar data com ação de sensibilização

No próximo dia 1 de março, sexta-feira, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil. Para assinalar a data, a Proteção Civil de Cascais irá realizar uma ação de sensibilização sobre o risco de Sismo e Tsunami, dirigida à população sénior, a decorrer no Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio, em Tires, pelas 10h00, numa parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.

Esta sensibilização tem como objetivo a prevenção e capacitação da população para a resposta a situações de catástrofe, neste caso sismos e tsunamis, potenciando assim comportamentos de segurança.

Em traços gerais, a celebração do Dia Internacional da Proteção Civil tem como objetivo alertar e sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. Pretende-se, também, prestar tributo a todos os seus agentes, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos, e alertar para o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Celebrar este dia significa a consciencialização de que a Proteção Civil começa em cada um de nós.

CMC | DG