Conferência de Imprensa Ageas CoolJazz 2024

Festival celebra 20.º aniversário em Cascais

Cascais foi a localização da primeira edição do festival em 2004, e agora recebe a celebração dos 20 anos do Ageas Cooljazz em 2024. "Este é um ano especial para o Ageas Cooljazz e para Cascais. São 20 anos de um grande festival que, junto com dezenas de outros importantes eventos culturais no concelho, afirmam Cascais como um destino cultural excelente e para todas as idades.", referiu Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais. Para os que são do concelho e têm o Cartão Viver Cascais, Nuno Piteira Lopes relembrou que na aquisição de bilhetes existe um desconto de 20% "de forma a icentivar todos os cascalenses a poderem fazer parte deste grande festival.".

Durante sete noites, serão realizados quatro espetáculos especiais em cada uma delas, nos diversos locais do festival entre o Hipódromo Manuel Possolo e o Parque Marechal Carmona, em Cascais. As novidades giram em torno da comemoração dos 20 anos deste evento cultural em Portugal. Cada dia começa com o jazz nacional mais revigorante no palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm; as tardes de domingo no jardim das Cascais Lazy Sundays já são um marco, e a grande novidade para os 20 anos é a extensão das noites do Ageas Cooljazz até altas horas, com os novos espetáculos das Late Nights.

"Na edição de 20 anos do festival, procuramos oferecer uma programação única e especial. Ao longo destas duas décadas, o jazz nacional tem consolidado seu espaço, as tardes de domingo são uma tradição, e queríamos proporcionar uma experiência noturna diferente. Por isso, estendemos um pouco mais a programação e estreamos os espetáculos das Late Nights até a madrugada.", palavras de Karla Campos, CEO Live Experiences.

Desde 2004, o Ageas Cooljazz tem dado prioridade aos projetos de jazz português. O palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm, uma iniciativa que apresenta ao público projetos de jazz português ao longo dos sete dias do festival, está de volta. No Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, os três vencedores do concurso organizado pelo festival e pela Smooth Fm, Marwan (9 de julho), Onoma (10 de julho) e Rogério Pitomba Trio (19 de julho), estão confirmados. Também se apresentam no palco das Cascais Jazz Sessions by Smooth Fm projetos como Eunice Barbosa (26 de julho), Samalandra (27 de julho), Gisela Mabel (30 de julho) e Guilherme Melo (31 de julho).

Os Cascais Lazy Sundays apresentam uma programação gratuita aos domingos, nos Jardins da Casa de Histórias da Paula Rego, em Cascais. Para a edição de 20 anos, Inês Lopes Gonçalves e Ivo Costa DJ Set (14 de julho), Vanda Miranda DJ Set (21 de julho) e Wandson DJ Set (28 de julho) serão responsáveis pelas escolhas musicais nos fins de tarde de domingo, durante o mês de julho.

O novo palco das Late Nights apresenta uma programação diversificada e alinhada com o tema de cada dia do festival. A música francesa ganha destaque com o dj set do jornalista Pedro Dias de Almeida apresentando "Gainsbourg Soirée Mix" DJ Set (9 de julho). "Música é amor" é o tema do dj set do artista Alex D`Alva Teixeira DJ Set (10 de julho). Na noite dedicada exclusivamente aos artistas portugueses (19 de julho), é o Progressivu DJ Set quem assume as Late Nights. O melómano Pedro Tenreiro DJ Set assume a mesa de mistura no dia 26 de julho, enquanto no dia seguinte (27 de julho), a festa fica por conta da dj e produtora Sónia Tropicos DJ Set. Matilde Castro DJ Set toma conta do dia 30 de julho e, para o set de encerramento (31 de julho), é a vez da dupla "Tarantam" composta pela artista Beatriz Pessoa e pelo realizador Daniel Mota DJ Set. Todas as performances ocorrem no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, logo após o último concerto da noite.

O cartaz de celebração dos 20 anos do Ageas Cooljazz está completo, com sete noites em julho para uma edição única. Novos palcos, várias estreias e artistas que fazem parte da história do festival se reúnem em Cascais de 9 a 31 de julho para celebrar os 20 anos do Ageas Cooljazz.

O Ageas Cooljazz tem quatro Concertos por Noite. Com as portas abrindo às 19h, as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM começam às 20h no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, seguidas pelo Primeiro Concerto no Palco Ageas, e então pelo Grande Concerto no mesmo palco. Após o término do Grande Concerto no Palco Ageas, as Late Nights começam no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona.

CMC | CL | MC | AG