CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferência Internacional e Escola de Verão 2019:Tecno-política na Regeneração Urbana e na Co-Criação de Espaços Públicos

O concelho de Cascais, designadamente as Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), vai ser “estúdio de design” e “laboratório urbano” para a Conferência Internacional e Escola de Verão sob o tema “Tecno política na Regeneração Urbana e na Co-Criação de Espaços Públicos (International Conference and Summer School’2019 Technopolitics in Urban Regeneration: Co-creating Public Spaces) que vai decorrer entre 24 de junho e 6 de julho de 2019.

O evento é constituído por uma conferência internacional (24 e 25 de junho) e uma Escola de Verão (de 26 de junho a 6 de julho). Investigadores e estudantes estão convidados a apresentar um contributo original abordando alguns dos tópicos de discussão (mais info aqui: https://turcocreating.weebly.com/call.html).

O evento procura responder à questão “o que está na vanguarda do design de espaços públicos?”.

O objetivo é estabelecer estratégias inclusivas que vinculem estudantes, investigadores, cidadãos e municípios com diferentes conhecimentos e aumentar sua capacidade de lidar com os métodos de projeto de Regeneração Urbana e Co-criação de Espaços Públicos.

“As cidades são hoje um misto de novas formas de sociabilidade e ação coletiva baseadas na associação de pessoas e tecnologias digitais, onde assenta a criação de espaços públicos (…) A democratização da tecnologia e sua influência cada vez maior na nossa vida quotidiana amplificaram novas formas pelas quais os cidadãos buscam a informação e tomam todo o tipo de decisões (…) As tecnologias de geolocalização e a captura automatizada de dados em tempo real estão a mudar os modelos de participação e design”, pode ler-se no site do evento (https://turcocreating.weebly.com/).

 Donde se conclui que os utilizadores de espaços públicos “devem ter a oportunidade de se ativar como agentes de mudança na cidade contemporânea” e que, em todo o mundo, iniciativas baseadas na comunidade indicam a capacidade dos cidadãos da cidade apresentarem soluções.   

Para debater estas questões, durante duas semanas os participantes discutirão maneiras de desenvolver soluções urbanas baseadas em processos de co-criação, dando voz a diferentes partes interessadas que podem desempenhar um papel importante na reconstrução do espaço público em escala local.

Este evento abre oportunidades para partilhar as melhores práticas e pesquisas internacionais, identificar campos de oportunidade para ações e destacar sua importância para a construção de uma cidade.

A conferência de dois dias tem como objetivo contribuir para enriquecer o debate em torno do uso de tecnologias digitais em estratégias de desenho de espaços públicos urbanos.

A conferência está estruturada em quatro sessões temáticas: (1) Colaboração em condição digital; (2) laboratórios cívicos; (3) Participação Comunitária e Toolkits; e (4) Mapeamento Coletivo Digital. Cada sessão começará com uma palestra, seguida de sessões onde serão apresentados papers científicos.

O estúdio de design ocorre num cenário real – nas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) do concelho de Cascais, a fim de integrar o conhecimento tecnológico com as preocupações do design estratégico.

As master classes de quatro dias destinam-se a envolver todos os participantes numa abordagem integrada de aprendizagem colaborativa para desenvolver uma solução de design urbano em Cascais.

Ver PROGRAMAÇÃO

Ver Datas CALL PAPERS

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0