Cruz Vermelha promove rastreios cardiovasculares gratuitos

Rastreio Cardiovascular organizado pela Cruz Vermelha Portuguesa.

A iniciativa é da Cruz Vermelha Portuguesa, com a coordenação do Hospital da Cruz Vermelha (HCV), e realiza-se na delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril. Aqui, será explicado, por exemplo, como deve cuidar do seu coração ou esclarecido porque é que a idade das suas artérias é tão importante.

Das 09h00 às 17h00, seguem-se os rastreios cardiovasculares gratuitos para toda a população.

Diagnóstico precoce pode ajudar a salvar vidas

As doenças cardiovasculares, como a doença isquémica cardíaca e as doenças cérebro vasculares, continuam a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. Principalmente nos países ocidentais, como o nosso, e em grande parte devido à falta de prevenção e de ausência de uma avaliação antecipada às pessoas em risco.

Para que se possam detetar essas doenças ainda num estado inicial, e se possam também tratá-las com maior sucesso, a Cruz Vermelha Portuguesa realiza os rastreios, uma iniciativa que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Fernando Matias, médico cardiologista do HCV e responsável pelo Programa de Prevenção do Risco Cardiovascular, explica que “o grande objetivo da Cruz Vermelha e do HCV é que esta seja a primeira de muitas iniciativas para uma maior prevenção das doenças cardiovasculares em Portugal e, consequentemente, para a diminuição da taxa de mortalidade". "Queremos que todos os indivíduos com risco cardiovascular sejam acompanhados corretamente, com uma avaliação antecipada, no terreno, para antecipar soluções efetivas”, termina.