Deputados do Grupo de Amizade França-Portugal em Cascais

Deputados franceses do Grupo de Amizade França-Portugal na Assembleia Nacional francesa visitou os Paços do concelho em Cascais onde foi recebido em audiência pelo Presidente da autarquia, Carlos Carreiras.

Carlos Carreiras agradeceu a visita, respondeu às questões dos deputados franceses e falou-lhes sobre algumas das frentes mais ativas do município de Cascais, nomeadamente no âmbito da Autoridade Municipal de Transportes e da mobilidade, da recuperação urbana, viária, e de apoio social.

O Presidente da Câmara destacou a capacidade de atração de Cascais de novos residentes estrangeiros com elevado poder económico e disse querer equilibrar a faixa etária desses grupos populacionais mais idosos com a atração em simultâneo de 20% de jovens estudantes estrangeiros que irão frequentar as novas universidades que estão em fase de construção ou em fase de lançamento no município nas áreas da Gestão, Medicina e da Criatividade e Artes.

No âmbito da 3ª idade, Carlos Carreiras referiu a criação em Cascais do maior polo nacional de apoio à população idosa, assente em dois pilares: Segurança e Saúde, com forte componente nas especialidades de ortopedia e neurologia que tem particular impacto nas pessoas mais idosas.

Os deputados franceses ouviram ainda uma breve explicação do Presidente Carlos Carreiras sobre as Conferências do Estoril, cujo tema este ano é dedicado às migrações, um tema de atualidade premente na Europa e no mundo.

“Vivem em Cascais 80% das nacionalidades do mundo”, disse Carlos Carreiras, destacando a tradicional tolerância de Cascais face a outros grupos populacionais estrangeiros e a diferentes confissões religiosas.

Os parlamentares gauleses deslocaram-se ao Guincho e à Boca do Inferno antes de visitarem a exposição De Rubens a Van Dyck, no Centro Cultural de Cascais.

Os deputados franceses foram anteriormente recebidos pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e mantiveram encontros com as Comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e de Assuntos Europeus, o Grupo de Amizade Homólogo e representantes dos Grupos Parlamentares.

A Delegação era composta pelos deputados Christine Pires-Beaune (SER, Puy-de-Dôme), Presidente do GPA, Jean Launay (SER, Lot), Elisabeth Pochon (SER, Seine-Saint-Denis) e Olivier Marleix (LR, Eure et Loir).