CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional da Mulher 2024

Um olhar para a Igualdade de Género em Cascais

O mês de março é (também) o mês da mulher. No dia 8, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Uma data que assinala a luta e conquista histórica de mulheres por direitos iguais, nomeadamente, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou, até mesmo, em alguns pontos do globo, pelo acesso à educação. Uma luta que continua atual. Um trilho percorrido e assinalado por esta data, desde o início do século XX, mas com muito trabalho ainda por finalizar. Existem, ainda, muitas discrepâncias em múltiplas dimensões da vida em sociedade, a nível pessoal e profissional. Longe vão os tempos em que o direito ao voto era vetado às mulheres, mas outros domínios, embora não sejam inacessíveis, são de difícil ascensão, como, por exemplo, os lugares de topo, maioritariamente, ocupados por homens. 

No município de Cascais, a questão da Igualdade e Não Discriminação é um dos eixos estratégicos do concelho. A revisão da Estratégia Municipal para a Igualdade de Género tem em consideração a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (#ODS 5), a Estratégia Europeia para a Igualdade de Género, a ENIND - Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação e outros planos estratégicos locais. Para que esta realidade seja inequívoca, e a intervenção esteja alinhada com os ODS, neste caso, o ODS 5 - Igualdade de Género, o olhar desdobra-se para as múltiplas áreas de intervenção que requerem ação para que a Igualdade seja incontestável. 

E qual é a realidade dos números em Cascais? O Relatório de Diagnóstico entre Mulheres e Homens 2022-2025, elaborado no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, mostra-nos dados quanto à partilha de responsabilidades no seio das famílias, presença de mulheres nas instituições sociais do concelho, habilitações, níveis de rendimento, regimes contratuais e áreas escolhidas no ensino secundário, entre outros indicadores. Continue a ler e fique a par.

Continuar a ler

CMC | TL

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0