Dia Internacional da Proteção Civil assinalado em Cascais

Proteção Civil realiza ação de sensibilização sobre o risco de Sismo e Tsunami

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais assinalou hoje, dia 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de uma ação de sensibilização sobre o risco de Sismo e Tsunami. O evento decorreu no Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio, em Tires, e foi dirigido à população sénior do concelho.

“Este dia serve para valorizar todos os agentes de Proteção Civil, relembrando também que os cidadãos desempenham um papel importante, nesta matéria””, referiu Rui Ângelo, diretor do Departamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Esta sensibilização teve como objetivo a prevenção e capacitação da população para a resposta a situações de catástrofe, neste caso sismos e tsunamis, potenciando assim comportamentos de segurança. A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, e teve a presença do seu presidente Fernando Ferreira Marques.

Refira-se, que a celebração do Dia Internacional da Proteção Civil tem como propósito alertar e sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. Pretende-se, também, prestar tributo a todos os seus agentes, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos, e alertar para o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Celebrar este dia significa a consciencialização de que a Proteção Civil começa em cada um de nós.

CMC | DG | CB | AG