Dizer não é fundamental

Polícia de Segurança Pública da Divisão de Segurança Aeroportuária sensibiliza alunos para efeitos do uso de substâncias ilícitas

Hoje foi dia de sensibilizar para prevenir. Alunos de três turmas 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Mecânica Aeronáutica lecionado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo em parceria com a Cenfortec, no âmbito do protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Cascais, participaram numa sessão de sensibilização sobre os efeitos do uso de substâncias ilícitas.

Ao longo de cerca de 45 minutos, os alunos ouviram das palavras do Chefe-coordenador Paulo Almeida, Comandante da Esquadra da PSP do Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, um conjunto de alertas fundamentais em contexto formativo e profissional no espaço aeroportuário. Lembrando que a posse e ou o consumo de substâncias ilícitas, fumar ou beber no espaço aeroportuário podem conduzir à expulsão do curso, Paulo Almeida foi direto ao assunto: “No dia em que forem detetados a fumar droga, ou sob efeito de álcool no espaço aeroportuário são logo excluídos e o vosso sonho de ser mecânico(a) de aviões termina aqui. Não desperdicem a oportunidade que estão a ter neste momento. Muitos outros jovens gostariam de estar no vosso lugar”.

Bruno Santos, gestor de Segurança (Security) do Aeródromo reforçou: “Os técnicos de manutenção aeronáutica são responsáveis acima de tudo pela segurança das aeronaves e não se podem correr riscos. agarrem esta oportunidade!”

José Neves, diretor do curso, lembrou aos alunos a importância de respeitar estas regras: “Estamos aqui para vos ajudar e podem contar connosco, não deitem tudo a perder!”

A sessão de sensibilização abordou questões relacionadas com o efeito de consumo e dependência de drogas ilícitas naturais e sintéticas, do consumo de álcool que tem levado a um número crescente de casos de menores atendidos por como alcoólico, do tabaco e também dos videojogos podem desencadear comportamentos aditivos afetando entre 8 e 13 % de jogadores a nível mundial.

A sessão terminou com perguntas e respostas que ajudaram a reforçar a confiança na autoridade e nos responsáveis do curso e do aeródromo, não sem antes se exemplificar que “ninguém está livre da tentação” e que “importa dizer não”, exibindo-se imagens de caras famosas que já viveram o drama do consumo de substâncias ilícitas.

CMC | FH