CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Em Cascais todas as mães contam. Feliz Dia da Mãe!

Lembramos hoje todas as mães que, dia após dia, no lufa-lufa dos seus afazeres encontram espaço entre a vida profissional e doméstica para cuidar dos seus filhos, de preferência apoiadas pelos pais que, às vezes também são mães. Lembramos também alguns dos apoios prestados no concelho e que tanto significado têm para mães, bebés e famílias mais vulneráveis. Feliz Dia da Mãe!

Voltado para as famílias - onde o papel de mãe é fundamental - o concelho de Cascais já foi reconhecido Autarquia + Familiarmente Responsável, várias vezes pela Associação Nacional de Famílias Numerosas.

Procuramos fomentar o convívio familiar, em espaços ao ar livre, como nos parques ou na Festa dos Maios que arranca neste fim de semana. Mas também promovemos atividades diversas ao longo do ano, no desporto, na cultura, no simples lazer. A nível institucional, junto dos colaboradores da autarquia, apostamos na conciliação familiar. Um papel diminuto num concelho com mais de 200.000 habitantes, mas que visa facilitar a convivência entre vida familiar e profissional.

De modo transversal e porque todas as mães contam, acudimos também, com a indispensável parceria de várias instituições, a casos de famílias e mães que precisam de apoio, especialmente nos primeiros meses de vida dos seus bebés.

Sabia, por exemplo que no concelho existem dois Bancos do Bebé?

Não se trata, naturalmente, de instituições financeiras, mas se o amor fosse contabilizado, os números seriam, por certo, altíssimos. Em 2016, estes bancos especiais dinamizados pela Fundação AJU (Alcabideche) e pela Associação de Solidariedade Social Casa da Sopa Mãe Maria de Nazaré (S. Domingos de Rana), permitiram apoiar 155 bebés de 143 famílias.

Fruto da parceria entre o município – que apoia financeiramente - e várias entidades, os Bancos do Bebé visam ajudar as mães em situação de maior fragilidade a dar resposta às necessidades básicas e específicas dos seus bebés. Presta-se assim, um apoio gratuito às mães grávidas e bebés até aos 3/4 anos que inclui enxovais completos de roupa de bebé e de cama, leite, fraldas, produtos de higiene e artigos de puericultura como camas, berços e brinquedos.

Bebé ao colo
Sempre que se justifique, os casos são encaminhados para o Projeto Bebé ao Colo (Fundação AJU) que, em articulação com o ACES – Cascais CCCare, presta formação e apoio às famílias no domínio da parentalidade e dos cuidados do bebé e da criança. Durante o ano 2016 foram encaminhadas 22 famílias e 13 bebés.

Nas zonas mais fragilizadas do concelho há ainda outros apoios dinamizados no terreno no âmbito do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social que apoia mães monoparentais adolescentes.

Também pode ajudar!
Se tem por casa artigos de bebé em bom estado de que já não precise saiba que também pode ajudar. Entre em contacto com a Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais através de email ddes@cm-cascais.pt ou telefone 21 481 52 54 e informe-se melhor.

Mais informação sobre Bancos do Bebé e Bebé ao Colo.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0