Embaixador do Japão visita Cascais para reforçar cooperação

Cidade japonesa de Atami e Cascais estão geminadas desde 1990.

O embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, foi hoje recebido nos Paços do Concelho do município de Cascais onde apresentou cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal Carlos Carreiras.

Inquirido sobre o propósito da sua visita, o diplomata nipónico recordou a geminação entre a cidade japonesa de Atami e Cascais e revelou ter falado com Carlos Carreiras sobre a forma como vai ser celebrado o 30º dessa geminação.

As duas cidades partilham uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade, nomeadamente nas áreas do intercâmbio de jovens, intercâmbio de negócios, intercâmbio cultural e intercâmbio de individualidades de destaque.

Por outro lado, o representante japonês abordou as ligações económicas com Cascais, nomeadamente a presença da empresa AGS dedicada ao fornecimento de água.

A multinacional japonesa Marubeni investiu em Portugal mais de 400 milhões de euros nas áreas da energia, águas e distribuição de gás e detém atualmente 19% da produção de energia elétrica em Portugal e a distribuição das águas em 14 municípios, entre os quais Cascais, Setúbal, Gondomar e Tavira.

A Marubeni adquiriu em 2014 a AGS – Sistemas de Salubridade, S.A. em parceria da Network Corporation of Japan (“INCJ”).

“Gostaríamos de encontrar meios de promover essas relações culturais e económicas”, afirmou o diplomata, acrescentando ter tido uma reação positiva por parte do município de Cascais.

O Embaixador japonês, que já esteve colocado em diversos postos e desempenhou inúmeros cargos diplomáticos, foi vice-ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros, e entregou as suas credenciais ao Presidente da República Portuguesa no dia 16 de Novembro de 2017.