Equipamento de proteção individual entregue aos Bombeiros do concelho

Equipamentos destinam-se à utilização em situações de Cheias e Inundações

O C3 – Centro Logístico de Cascais foi hoje, dia 29 de fevereiro, o local escolhido para a cerimónia de entrega de equipamentos de proteção individual para situações de Cheias e Inundações, aos cinco Corpos de Bombeiros do concelho. Os fatos de chuva oferecidos vão permitir que 387 operacionais possam manter os níveis de segurança e saúde no cumprimento da sua missão, em cenários com condições meteorológicas extremas.

“A Câmara Municipal de Cascais está sempre disponível para apoiar o fornecimento de todo o tipo de equipamentos necessários, naquilo que também é uma maneira mais próxima de chegar à população”, referiu o presidente do município cascalense, Carlos Carreiras. “Todos os Corpos de Bombeiros do concelho de Cascais estão, a partir de hoje, mais protegidos”, concluiu o autarca.

Os comandantes da Associação Humanitária de Bombeiros de Parede “Amadeu Duarte”, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais, e Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris, receberam estes equipamentos em representação das suas corporações.

“Temos tido ocorrências, nas quais é necessário equipamento de proteção individual adequado. Os equipamentos entregues hoje vão ser uma grande ajuda para os operacionais que estão no terreno nesse tipo de situações”, disse o diretor do Departamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, Rui Ângelo.

Além dos equipamentos individuais já mencionados, houve também destaque para o investimento, por parte do município de Cascais, em equipamento coletivo para intervenção em cheias e inundações, nomeadamente na aquisição de eletrobombas e unidades de bombagem de alta capacidade. Refira-se que um dos riscos mais prevalecentes no concelho de Cascais é, precisamente, o risco de cheias e inundações, decorrentes quer de cenários de precipitação intensa, quer de possíveis ruturas de estruturas hídricas, como o túnel da Ribeira das Vinhas e a Barragem do Rio da Mula.

Na cerimónia decorrida hoje, foi ainda apresentado um veículo operacional, cedido pela Cascais Ambiente aos Bombeiros dos Estoris. Esta viatura ligeira de mercadorias tem capacidades para todo-o-terreno e vem suprimir uma lacuna existente no parque de veículos desta corporação.

CMC | DG | AG | CM | AM