Espaços lúdicos inclusivos na Escola Pereira Coutinho

A Escola 2+3 António Pereira Coutinho tem, desde o passado dia 25 de janeiro, um edifício de espaços lúdicos inclusivos para alunos com necessidades educativas especiais (NEE). As instalações estão abertas a toda a comunidade do concelho e incluem uma sala de terapia Snoezelen.

A obra, no valor de 300 mil euros, resulta de uma proposta do Orçamento Participativo, integrando uma ludoteca, uma biblioteca, salas individuais de terapia e uma sala de estruturamento das atividades funcionais. A Câmara Municipal de Cascais acrescentou ainda, ao projeto inicial, uma sala Snoezelen, que terá o nome de uma antiga docente da escola e impulsionadora do projeto, Fernanda Gama, recentemente falecida. A autarquia financiou ainda uma quantia de 14,5 mil euros para fornecimento da ludoteca, materiais lúdicos e prestação de formação a docentes do concelho para a utilização de técnicas Snoezelen.

"Tenho uma filha com deficiência, que tem amigos também com deficiência", contou-nos Maria Judite Paulo, professora e proponente no OP. "A proposta foi feita com base na falta de espaços onde estes jovens possam estar, depois de sairem do 1º Ciclo e virem para o 5º ano. Não existem CAFs (Componente de Apoio à Família), nem CAOs (Centro de Atividades Ocupacionais) para eles. Era preciso pensar numa forma de ocupar estes jovens e dar-lhes qualidade de vida."

"Não há nenhuma obra, que reúna tantos aspetos do ponto de vista simbólico, como esta reúne", afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração do espaço. "É um privilégio poder tomar decisões que acreditamos venham a ser boas para a comunidade. E a inclusão é essencial, ao aceitarmos as diferenças dos outros. Tenho tentado transmitir, que os cidadãos com deficiência são uma inspiração, um exemplo de como é possível ultrapassar obstáculos." O autarca lembrou ainda a forma como a Câmara tem "ido além das suas obrigações legais na área da Educação. Apostamos forte na melhoria das condições, porque os jovens são uma competência municipal."

A sala Snoezelen foi incluída posteriormente no projeto. A terapia Snoezelen tem vindo a ser cada vez mais considerada a nível mundial, no tratamento de doenças do foro neurológico. Funciona através da estimulação multissensorial ao nível da comunicação, da relação interpessoal, do humor e da interação com o ambiente. As ferramentas disponíveis são controladas individualmente pelo terapeuta através de um painel central, exterior à sala. As sala são concebidas em parceira com os terapeutas da área e considerando o objetivo, que pode ser lúdico ou terapêutico. Respeitam ainda normas de segurança no que toca a tomadas, cabos e outras potenciais ameaças. No caso da Pereira Coutinho, a sala inclui colunas de água, fibras óticas, cama de água e piscina de bolas, além de equipamento multimédia.

Maria Judite Paulo considera que a técnica Snoezelen, proveniente da Suécia, "é das melhores e das mais avançadas que se pode utilizar. Tem muito mais valias do que se pensa - muito mais do que medicamentos, que são insuficientes, por si só. Nos países nórdicos, não existe Alzheimer avançado, porque as pessoas são tratadas nestas salas. Os tremores da doença de Parkinson também são muito reduzidos. Gostava que Cascais fosse o pólo destes tratamentos."