CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Executivo cascalense visita obras no concelho

Visitadas obras relativas a áreas como Saúde, Educação, Cultura ou Mobilidade

O Executivo da Câmara Municipal de Cascais, encabeçado pelo presidente da autarquia, Carlos Carreiras, visitou, no dia 4 de março, um conjunto de obras que estão a decorrer no concelho. De construções de raiz, a reabilitações, relativas às áreas da Saúde, Educação, Cultura ou Mobilidade, o Executivo passou pelas freguesias de São Domingos de Rana, Carcavelos e Parede, Alcabideche, e Cascais e Estoril.

“As obras que visitámos foram devidamente pensadas e planeadas, com os respetivos concursos públicos a decorrem dentro da normalidade, que é aquela absolutamente necessária para garantir que tudo é feito dentro da legalidade”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes. “Estas obras são importantes a partir do dia da sua inauguração, pois é aí que passam a servir a população de Cascais. É nisso que estamos empenhados e é nisso que vamos continuar a estar: em servir as pessoas”, concluiu.

Obras Visitadas
Casa das Artes Carlos Martinho (Freguesia: São Domingos de Rana)
A Casa das Artes Carlos Martinho é uma construção que está a ser feita de raiz, em Tires, e quando finalizada será um centro de atividades artísticas e performativas, com sala para estúdio de música, salas para aprendizagem e prática individual e de conjunto de instrumentos musicais, tendo como base principal os instrumentos da banda filarmónica, espaços de apoio às atividades, secretaria e gabinetes de direção do Grupo Recreativo 1º de Maio de Tires.

Mosteiro de Santa Maria do Mar - Residências (Freguesia: Carcavelos e Parede)
Como resposta à carência existente ao nível da oferta de residências para estudantes no concelho, o Município de Cascais propôs-se a reabilitar e a tornar novamente funcional o Mosteiro de Santa Maria do Mar. O edifício localiza-se em Sassoeiros, freguesia de Carcavelos-Parede, onde se situa também a atual NOVA SBE e onde se instalarão as futuras instituições de ensino superior. O Mosteiro contará assim com a criação de 41 quartos individuais e as necessárias áreas comuns de apoio aos estudantes residentes.

Novo Espaço Sénior do Centro Paroquial da Parede (Freguesia: Carcavelos e Parede)
O Centro Comunitário Paroquial da Parede tem como missão o combate à pobreza e a todas as formas de exclusão, com especial foco no apoio à população mais idosa. O bom trabalho que tem vindo a ser realizado em termos de ajuda prestada a esta população, evidenciou a necessidade de aumentar as infraestruturas disponíveis. A construção deste edifício, que será um novo espaço de apoio, permitirá prestar assistência a cerca de 60 pessoas, pelo que será de uma enorme mais-valia para todos os utilizadores e colaboradores da instituição.

Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos (Freguesia: Carcavelos e Parede)
A requalificação deste espaço representa a recuperação de um valoroso património no contexto do núcleo histórico da Parede e a criação de um novo Polo Cultural do concelho e da freguesia. O local será consagrado à investigação, divulgação e caracterização dos espólios de eminentes figuras da nossa Era doados ao Município de Cascais e disponíveis para fruição pública. Da remodelação faz parte a reabilitação, conservação e restauro dos espaços interiores e exteriores com reconhecido valor patrimonial, dotando-os de condições de funcionalidade, conforto e segurança, com respeito pelos sistemas construtivos existentes bem como pela traça original do edifício.

Loja Cascais Jovem Parede (Freguesia: Carcavelos e Parede)
Esta obra prende-se com a recuperação das fachadas do edifício já existente, a criação de gabinetes de trabalho, espaço de atendimento, e salas polivalentes. Quando aberta, a Loja Cascais Jovem Parede irá disponibilizar informações sobre Emprego, Formação, Voluntariado, Ocupação de Tempos Livres, Workshops, Eventos, Turismo, Mobilidade, Bolsas de Estudo e Estágios. Recorde-se que estratégia do Município de Cascais para a Juventude assenta numa missão de captar, fixar e desenvolver conhecimento e talento, de criar condições para uma juventude dinâmica, empreendedora, capaz de conceber o seu futuro com autonomia, segurança, capacidade de intervenção e participação na comunidade.

Recuperação do Poço/Moinho do Parque da Urbano Quinta da Carreira (Freguesia: Cascais e Estoril)
O Poço (identificado em Carta Militar de 1778) e as alterações que este foi tendo ao longo dos tempos, registam o desenvolvimento da propriedade, então denominada “Cazal e Quinta da Carreira”. Foi já na primeira década do Sec. XX, que a nora movida a tração animal, se viu substituída por um inovador Moinho de Armação (tipo americano), cuja função era bombear água para armazenar num tanque. Em resultado do fim da exploração agrícola da Quinta da Carreira, o moinho acabou por cair (sendo posteriormente removido) e o edifício do Poço foi-se degradando até aos dias de hoje. Com a criação do projeto do Parque Urbano da Quinta da Carreira e, agora, com a obra de recuperação do Poço/Moinho, será recuperada também parte história deste local.

Obras de Beneficiação e Recuperação da Escola Secundária de Alvide + Requalificação do Espaço Exterior Polidesportivo (Freguesia: Alcabideche)
De acordo com aquilo que tem estado a acontecer com vários estabelecimentos de ensino do concelho, também a Escola Secundária de Alvide está a ser alvo de obras de beneficiação e recuperação, com vista à melhoria das suas estruturas. Um dos exemplos dessas melhorias, e também da importância da cidadania participativa, é a requalificação do Espaço Exterior Desportivo da escola, uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Cascais 2019. Esta requalificação teve como base a substituição do pavimento, a substituição dos equipamentos desportivos, a construção de bancadas, a instalação de sistema de iluminação “LED”, e a substituição de gradeamento, proporcionando-se assim uma melhor qualidade na prática desportiva, aos estudantes.

Reordenamento das acessibilidades às Varandas de Cascais – 2.ª Fase (Freguesia: Cascais e Estoril)
A primeira fase de reordenamento das Varandas de Cascais, em Alvide, já está concluída, tendo sido resolvido um problema antigo do bairro: a acessibilidade e o estacionamento. Após o incêndio de 16 de julho de 2020 já foram realizadas várias intervenções no local, como a reabilitação das habitações afetadas, a reflorestação da área ardida, melhores acessos ao bairro e mais 100 lugares de estacionamento. A obra prossegue com o intuito de criar mais estacionamento ordenado e um novo bosque.

Nova Escola Secundária de Cascais - Estaleiro (Freguesia: Cascais e Estoril)
A Escola Secundária de Cascais encontra-se em instalações provisórias há quase 50 anos, estando as mesmas bastante degradadas. Após a aprovação da empreitada para a construção de uma nova escola, esta grande intervenção irá permitir o aumento do número de alunos e disponibilização de melhores serviços. O novo espaço será dedicado a mais de 1.300 alunos, considerando 44 salas de aula e 4 laboratórios. Entre as várias valências dos 9 edifícios térreos que serão construídos, destaca-se o pavilhão desportivo, biblioteca, sala polivalente, auditório, associação de estudantes, refeitório e espaços dedicados a pessoal não docente.

Polo de Saúde de Cascais (Freguesia: Cascais e Estoril)
O Polo de Saúde de Cascais é outra das obras que está em curso no município, que tem realizado um grande investimento na área da Saúde. Este novo polo, localizado no antigo edifício das Águas de Cascais, vai incluir o Centro de Saúde, assim como a Unidade de Medicina Legal e Forense. Quando aberto, servirá mais de 45 mil utentes. Recorde-se, que os Centros de Saúde nas freguesias do concelho têm merecido todo o foco da autarquia, tendo sido duplicado o Centro de Saúde de São Domingos de Rana, e construído, de raiz, o Centro de Saúde de Carcavelos, obra também já concluída.

Construção do Novo Terminal Rodoviário de Cascais (Freguesia: Cascais e Estoril)
Após o início da operação de uma nova empresa de transportes coletivos em 2021, que trouxe ao município quase uma centena de novos autocarros e revolucionou o Transporte Público, está agora em construção o Novo Terminal Rodoviário de Cascais. Este local será, assim, mais um passo em frente na operação municipal, que oferecerá condições consideravelmente superiores para todos os que aqui passam diariamente.

CMC | DG | MC | BN | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0