CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fernando Pessoa evocado em Cascais na Semana do Município 2013 | Exposição “Gabinete Fernando Pessoa” | MBCCG inauguração 13 de junho | 19h00

Momento para homenagear aqueles que contribuem ou contribuíram para elevar em todas as suas dimensões, a Semana do Município de Cascais é também a altura ideal para evocar 125 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Com a exposição “Gabinete Fernando Pessoa”, que é inaugurada dia 13 de junho, às 19h00, no Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães, a Câmara Municipal de Cascais, rende homenagem ao poeta que foi candidato ao lugar de “Conservador-Bibliotecário” deste equipamento municipal.

 

Recriando aquele que poderia ter sido o gabinete de trabalho de Fernando Pessoa, caso tivesse sido selecionado para o desempenho do cargo de conservador-bibliotecário a que se candidatou a 16 de Setembro de 1932, a exposição “Gabinete Fernando Pessoa” comemora também 125 anos do nascimento do poeta. 
 
Os visitantes são convidados a conhecer um “gabinete imaginário” que, para além dos móveis comuns de um gabinete da época, exibe o requerimento original da candidatura de Fernando Pessoa ao lugar de Conservador do Museu e outra documentação, nomeadamente o certificado de habilitações da Universidade de Cape Town (África do Sul) e um ofício desta Universidade, de 20 de fevereiro de 1904. 
 
Entre os documentos do espólio de Fernando Pessoa estarão expostos cinco inéditos (projetos comerciais em Cascais, novela policial à volta de Aleister Crowley, entre outros) reunidos e transcritos por Claudia J. Fischer, Professora da Universidade de Lisboa, e Patricio Ferrari, investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e do Departamento de Inglês da Universidade de Estocolmo. Da biblioteca particular do poeta vão também ser exibidas algumas imagens inéditas e ainda o recorte do jornal “O Século” de 01.09.1932, contendo anúncio de emprego para provimento do lugar de conservador-bibliotecário do Museu-Biblioteca Conde de Castro Guimarães, guardado por Fernando Pessoa entre os seus papéis.
 
Com recurso a várias soluções museográficas e de multimédia aborda-se, ainda, a ligação de Pessoa a Cascais, pelo facto de a família dispor de casa em São João do Estoril e, sobretudo, pelo gosto que nutria pela beleza da paisagem, pelo sossego e pela vizinhança do mar, que o levou pensar retirar-se para a Costa do Sol com o intuito de dedicar-se mais calmamente à arrumação da sua vasta obra. Relembrar-se-á, também, o episódio da Boca do Inferno, estranho encontro do poeta dos heterónimos com o mago britânico Aleister Crowley, ocorrido em 1930.
 
Além da inauguração da exposição “Gabinete Fernando Pessoa”, o poeta será ainda evocado em vários momentos do dia 13, através da declamação de poemas no Centro Histórico da Vila entre as 15h00 e as 17h00, com a peça de teatro “Carta com Resposta”, às 18h00, no Teatro Gil Vicente, e mais poesia declamada às 21h30, desta vez na Praça 5 de Outubro, no âmbito do evento “Janelas com Pessoa”. 
 
 
Evocação Fernando Pessoa no âmbito da Semana do Município 2013
Programa 13 de junho | ENTRADA LIVRE
 
15h00 – 17h00 | “Posso ler-lhe um poema? | Declamação de poemas no centro Histórico da Vila
Diversos atores vão passear pelas ruas da vila convidando o público a ouvir um poema de Fernando Pessoa. 
Produção: Tenda Produções
Dramaturgia e direção geral: Hélder Gamboa 
Elenco: Ângela Pinto, Gonçalo Ferreira, Isabel Moreira, João Duarte, Raquel Saraiva, Lurdes Garcia, Andreia Tomás, Lígia Gonçalves, Joana Rasgado, Ângelo Ferreira, Paulo Barbosa, entre outros. 
PARA TODOS, Duração aproximada: 1 hora
 
18h00 | Carta com Resposta, Teatro Gil Vicente 
Fernando Pessoa transformou-se em Maria José, uma rapariga de dezanove anos, corcunda, cuja vida se reduz ao recorte de uma janela. Maria José descobre-se mulher através da força impossível da paixão. 
Fernando Pessoa encarnou esta mulher e escreveu a carta de amor que ela nunca teria coragem de entregar. Muitos anos mais tarde, Inês Pedrosa imaginou a resposta a essa carta. Ângela Pinto e Hélder Gamboa ousaram dar corpo a essa história de amor e solidão, que é também uma história de medos e preconceitos, de sonho e intimidade.
 
Produção: Tenda Produções
Título: Carta com Resposta
Autoria: Fernando Pessoa e Inês Pedrosa 
Encenação: Hélder Gamboa 
Interpretação:  Ângela Pinto e Hélder Gamboa 
Cenografia: Sara Franqueira 
Desenho de luz: Nuno Samora 
Design gráfico: Gonçalo Ferreira
 
MAIORES 12 ANOS, Duração aproximada: 40 minutos
 
19h00 | Inauguração da exposição “Gabinete Fernando Pessoa”, Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães
Recriação do gabinete imaginário de Fernando Pessoa candidato ao cargo de conservador-bibliotecário do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães.
Organização: Câmara Municipal de Cascais
Coordenação: José António Proença
Coordenação científica: Claudia J. Fischer e Patricio Ferrari
Apoio técnico e museográfico: João António Ferreira
Colaboração: Paulo Pereira, Maria do Carmo Rebelo de Andrade e Maria da Conceição Santos
 
Horário: De 3ª a 6ª, das 10h00 às 17h00 | Sábado e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
 
21h30 | Janelas com Pessoa, declamação de poemas à janela do edifício da Câmara Municipal de Cascais
Partindo de uma ideia de Ângela Pinto, este será um momento de partilha para públicos de todas as idades a partir dos seis anos. Transformada em "Casa Poema" dedicada a Fernando Pessoa a fachada da Câmara Municipal de Cascais vai dar vida com ao poeta com alusões à sua vida e obra. No âmbito desta encenação vão ouvir-se poemas ingleses, populares e outros, sublinhados com uma envolvente banda sonora. 
 
Produção: Tenda Produções
Dramaturgia e direção geral: Hélder Gamboa 
Elenco: Ângela Pinto, Gonçalo Ferreira, Isabel Moreira, João Duarte, Raquel Saraiva, Lurdes Garcia, Andreia 
 
Tomás, Lígia Gonçalves, Joana Rasgado, Ângelo Ferreira, Paulo Barbosa, entre outros. 
Desenho de luz: Nuno Samora 
 
MAIORES 6 ANOS, Duração aproximada: 20 minutos
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0