CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Festejos judaicos da Chanukah na Baía de Cascais

Os festejos da Chanukah voltam a ter lugar na Baía de Cascais de 24 de dezembro a 1 de janeiro, celebração que na história da comunidade judaica assinala o regresso de um pequeno grupo de judeus ao templo em Jerusalém, depois da prática judaica ter sido proibida pelo poderoso exército dos selêucidas (sírios helénicos).

Esta Festividade judaica, a Chanukah – Menorah, celebra a esperança e determinação, o triunfo da liberdade sobre a tirania, e da luz sobre a escuridão”.

Durante este período, será acesa, ao início da noite, uma das oito velas da Menorah, um candelabro de oito braços, símbolo do serviço essencial do antigo templo em Jerusalém. Cada vela simboliza as noites deste milagre para a comunidade judaica.

Rabi Eli Rosenfeld, da Chabad Portugal, organização e movimento que promove o pensamento judaico pelo mundo, refere que o Chanukah assinala-se em Cascais porque “é o local perfeito para celebrar a Luz representada por esta festa. Cascais é multicultural e a comunidade judaica sente-se muito bem acolhida aqui. Este é um ritual que deve ser partilhado - outros rituais judaicos celebram-se de forma privada - e Cascais está virada para o mundo”.


No dia 28 de dezembro, às 18h00, Carlos Carreiras, Presidente da Camara Municipal de Cascais estará presente na celebração.

TERMOS ESPECÍFICOS DA FESTA |

MILAGRE DO SHEMEN (AZEITE) - Um pequeno grupo de judeus regressou ao templo em Jerusalém, depois da prática judaica ter sido proibida pelo poderoso exército dos selêucidas (sírios helénicos). Para acender o candelabro do templo, encontraram apenas um pote de azeite puro. O milagre deu-se quando essa quantidade perdurou oito noites - o tempo necessário para realizar a viagem em busca de mais azeite.

CHANUKAH - É uma festa de oito dias para comemorar o milagre do azeite e a superação da opressão em Jerusalém. Literalmente, a palavra significa "rededicação do Templo".

MENORAH - Um candelabro de sete braços, que era parte do serviço essencial do antigo templo em Jerusalém.

CHANUKIAH - A Menorah do Chanukah. Tem oito velas, cada uma simbolizando as noites do milagre. Acende-se uma vela, cumulativamente, por cada noite - até que todas as oito estejam acesas. Pequenas Menorahs do Chanukah vão estar disponíveis na loja.

SHAMASH - A vela extra da Chanukiah, a nona vela. É uma vela de assistência e a única a que se pode dar uso prático: leitura, alumiação das outras velas, etc. As restantes velas apenas existem para comemorar o milagre.

MITZVAH - Mandamento, que serve de base ao judaísmo. A alumiação da Menorah é também um Mitzvah.

MACCABI - Macabeu. Relativo aos Macabeus, o grupo que defendeu a liberdade do povo judeu do jugo helénico em Jerusalém. Essa liberdade está representada no ato de acender as velas da Menorah do Chanukah. Este ritual expressa-se publicamente, transmitindo a mensagem simbólica e universal de liberdade.

SVIVON (DREIDEL) - Um pião para crianças. Durante a perseguição aos judeus em Jerusalém, a tradição judaica era proibida, tal como o estudo da Torah (Antigo Testamento da Bíblia). Para poderem esconder os manuscritos, os judeus desviavam as atenções dos soldados através do jogo com Svivon. Vão estar disponíveis na loja.

 CHANUKAH GELT - "Dinheiro", na língua iídiche. Serve de presente, principalmente a crianças, durante o período do Chanukah. Pode ser dinheiro real, para fomentar a ideia de beneficência, ou simbólico, como moedas de chocolate.

 LEVIVOT (LATKES) - Bolos de batata, muito populares. São fritos em azeite, por causa do milagre. Vão ser servidos na celebração de dia 7 de dezembro, em Cascais.

SUFGANIOT - Pequenos dónutes, parecidos com Bolas de Berlim. Também fritos em azeite, são recheados com geleia.

 

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0