FIM CEV Repsol: Capital Europeia da Juventude acolhe jovens pilotos com aspirações ao mundial

Cascais recebe pela segunda vez o FIM CEV Repsol, a prova de motociclismo que é tida como a 3ª mais importante no calendário mundial da modalidade. Mais de 100 pilotos, oriundos dos cinco continentes e com 26 nacionalidades distintas, vão estar de 22 a 25 de março no Circuito do Estoril.

A primeira prova do FIM CEV Repsol 2018 vai arrancar no Circuito do Estoril no último fim de semana de março. Com quatro dias na agenda, os dois primeiros, 22 e 23, estão reservados a testes de preparação da prova, onde irão evoluir as três categorias em pista, Moto3, Moto2 e European talent Cup, tendo a primeira carimbo de campeonato do mundo Júnior Moto3, o derradeiro patamar de acesso ao mundial da especialidade.

Os dias 24 e 25 de março estão reservados aos treinos livres e cronometrados (sábado) e corridas (domingo). As classes Moto2 e European Talent Cup cumprem duas corridas cada, para um total de cinco que prometem ser bastante disputadas, num circuito que já acolheu o campeonato do mundo de Moto GP até 2012.

“ Desta prova saem os pilotos para disputarem o Mundial de Moto GP”, afirmou sobre o FIM CEV, Manuel Marinheiro, presidente da direção da Federação de Motociclismo de Portugal, acrescentando que o evento do ano passado foi um sucesso, pelo que “é muito importante para Cascais e para o país ter este tipo de evento desportivo a acontecer pela capacidade de atrair turistas e investidores”.

Para António Lima, presidente da direção do Motor Clube Estoril, “esta é a terceira prova mais importante no calendário do circuito mundial de motociclismo”, sublinhando o facto de, “durante quatro dias, 120 jovens pilotos de 26 países e respetivas famílias visitarem Cascais”, para além do evento ter transmissão televisiva direta para os cinco continentes.

“O desporto motorizado é uma vertente que dentro da estratégia municipal é de apoiar”, referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, defendendo que, no ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, esta é “uma aposta nos jovens que se estão a afirmar numa carreira desportiva que se quer que vá longe”.

Quanto à representação portuguesa, está entregue a três pilotos. Dois deles na European Talent Cup – reservada a pilotos com idade entre os 14 e os 17 anos – Francisco “Kiko” Maria e Pedro Fragoso. Ivo Lopes, mais experiente, será o terceiro elemento a defender as cores nacionais em Superstock 600.

Kiko Maria vai iniciar a sua presença a tempo inteiro nesta competitiva categoria que conta com mais de meia centena de inscritos, depois de se ter estreado em 2017 neste mesmo circuito. Pedro Fragoso alinha pela primeira vez numa prova de cariz internacional, depois de ter tido excelentes resultados no campeonato nacional na passada temporada. Ivo Lopes será um regresso ao FIM CEV, nas Superstock 600, classe que venceu em termos absolutos em 2016. Em 2017 este motociclista participou na prova portuguesa da Classe Moto2.

Questionado sobre como encara o seu regresso ao Estoril, Kiko Maria refere que do lote de 50 pilotos que vão competir na sua categoria, ele é um dos mais novos e por isso afirma: “espero aprender muito com eles e conseguir qualificação para a corrida e depois lutar para ficar nos quinze primeiros”. O jovem piloto diz, ainda, conhecer muito bem o Circuito do Estoril e que isso “pode ser uma grande vantagem ” para atingir os seus objetivos.

Pedro Fragoso é a primeira vez que enfrenta uma prova desta envergadura e sente o peso da responsabilidade, sobretudo pelo “apoio que tenho tido do Miguel Oliveira (vice-campeão do mundo em Moto3 em 2015 e terceiro classificado do mundial Moto2, em 2017) que vai estar nas boxes”, refere.

Ivo Lopes é o mais experiente dos três pilotos que vão defender as cores portuguesas e afirma que “é sempre uma grande emoção correr em casa”, esperando que esta prova seja “um bom treino para a época que se avizinha”.

Ao longo de todo o dia 24 de março, o Cascaishopping irá receber, junto à praça central, as motos dos pilotos portugueses que participam na competição. Às 19h00 Francisco “Kiko” Maria, Pedro Fragoso e Ivo Lopes irão estra no local para uma sessão de autógrafos e oferta de bilhetes para a prova do Estoril do FIM CEV.  Miguel Oliveira também irá estar presente na sessão. PL