Horasis: "Cascais é o novo Davos"

Com o lema “Inspirando o Futuro”, mais de 600 personalidades de todo o mundo participaram na terceira edição do Horasis Global Meeting que, entre 5 e 8 de maio decorreu no Centro de Congressos do Estoril. Entre administradores de grandes empresas, chefes de Estado e presidentes de organizações económicas internacionais, a reunião que tem sido vista como o “novo Davos”.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, "com a participação extraordinária de tantos empresários e empreendedores, a ambição do Frank Richter e o nosso trabalho, temos todas as condições para que Cascais seja o maior polo global de discussão do futuro".

Portugal “é o país ideal para sediar o encontro”, declarou Frank Jurgen-Richter, administrador da Horasis Global Visions Community, que pelo terceiro ano organizou o encontro em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. Jurgen-Richter lembrou que o nosso país “é o berço de tecnologia emergente da Europa […] e o novo centro mundial de diálogo global devido à sua excelente posição geográfica entre o Oriente e o Ocidente”.

Fatores que contribuíram para a decisão de realizar o Horasis Global Meeting em Cascais, “de forma permanente, para ali criar um ‘novo Davos’ [como é conhecido o Fórum Económico Mundial que decorre nesta cidade da Suíça], em que os participantes chegam todos os anos a um local conhecido”, explicou Jurgen-Richter à Agência Lusa.

Assim, mais uma vez, inúmeras personalidades mundiais estiveram em Cascais para discutir ideias sobre um futuro sustentável, com um “enfoque especial” em África, como explicou Jurgen-Richter: “Temos inúmeros participantes de toda a África, da oriental à ocidental, do norte ao sul. Acreditamos no futuro do continente e acreditamos ser este o momento certo para desenvolver África”, sublinhou o responsável máximo pelo evento, este ano sob o lema “Inspirando o Futuro”.

Num total de 60 sessões – entre palestras e espaços de diálogo –, o Horasis Global Meeting permitiu abordar assuntos como o desenvolvimento sustentável, as migrações, a tecnologia ‘blockchain’ (que permite guardar dados de forma descentralizada e privada), a inteligência artificial e o emprego jovem.

O que foi dito até agora:

"Esta conferência é diferente das outras. Obviamente pelo contexto à nossa volta, mas também pela discussão mais filosófica, de grande nível. Um encontro de pensadores." Menno Bart Public Affairs, Manager Adecco Group

"Regresso a Portugal pela primeira vez em muitas décadas, feliz por estar no Horasis. Conceito criativo, focado na maneira como vivemos hoje e amanhã, assertivo sobre o futuro." John D. Negroponte, Vice Chairman McLarty Associates

"Há pessoas de todo o mundo para discutir os grandes temas que afetam os indivíduos, as empresas e as sociedades. Cascais é um palco maravilhoso para acolher este debate." Norman Dreger, Partner Mercer