Horta Comunitária no Bairro dos Sete Castelos, São Domingos de Rana

O Bairro dos Sete Castelos, na Freguesia de São Domingos de Rana, já tem uma horta comunitária. Uma iniciativa integrada nas festividades do Dia Nacional de Cabo Verde, 8 de julho, que contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

No sábado foram entregues as 25 parcelas da horta aos novos hortelões.

Antónia Quitéria, 85 anos, há muito que trabalha a terra. “Estou cá para ensinar”, disse esta moradora do Bairro dos Sete Castelos, que recebeu uma parcela de horta comunitária. “Para já vou semear batatas e feijões”, afirmou.

O presidente da Câmara de Cascais realçou o sucesso das hortas comunitárias em Cascais. “Têm uma adesão enorme por parte dos cidadãos de Cascais. Isto é estar nestas funções autárquicas. É lançarmos as ideias, os projetos, concretizarmos e nunca termos o trabalho terminado”, referiu Carlos Carreiras e acrescentou que “estamos sempre muito empenhados e, neste caso das hortas, a função muito importante. Para além da própria função social, há aqui o encontro entre vizinhos e a partilha. É assim que se vai construindo um sentido de comunidade. Um sentido de estarmos todos juntos”, concluiu o presidente da autarquia.

Nuno Lopes é um dos hortelões que receberam a sua parcela. Este morador do Bairro dos Sete Castelos considerou que “esta é uma boa iniciativa para aproximar as pessoas da terra e das atividades mais manuais. É importante saber o que é preciso para ter uma alface ou uma couve”, disse Nuno Lopes, já depois de ter posto a mão na terra e regado a primeira semente.

Ao todo, Cascais já conta com 465 parcelas de hortas comunitárias no concelho.