Iniciativa “O Parque é Nosso!” vai às Escolas

Escolas básicas de Cascais vão ajudar a requalificar o Parque Natural Sintra-Cascais

O Projeto “O Parque é Nosso” chegou hoje, 6 de fevereiro, às escolas de Cascais. A iniciativa desafia os alunos do ensino básico do concelho a germinarem sementes que posteriormente vão ser plantadas, pelos mesmos alunos, no Parque Natural Sintra-Cascais. Até ao momento, o projeto “O Parque é Nosso!” já conta com a inscrição de 85 turmas de ensino básico, o que representa a participação de mais de 2200 alunos.

Na manhã de quarta-feira, 6 de fevereiro, foi a Escola Básica Fernando Teixeira Lopes a receber a primeira ação desta iniciativa, que contou com a presença da vereadora com o pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão; com o administrador da Cascais Ambiente, Luís Capão; e ainda a equipa de técnicos da Cascais Ambiente que foi explicar aos alunos como devem plantar as sementes e entregar os materiais necessários para a germinação das plantas.

Esta é mais uma forma de envolver toda a população no requalificação do Parque Natural Sintra-Cascais. Joana Balsemão explica que o projeto do “O Parque é Nosso!”, “consiste na entrega de cuvetes e de sementes, que são bolotas, que vão ser germinadas por estas crianças e que um dia vão ser lindos e frondosos sobreiros”.

“O objetivo é que as crianças possam acompanhar todo o processo, desde a fase de bolota até à fase de plantação e, daqui a muitos anos, eles próprios vão poder ver os sobreiros que plantaram neste parque natural que é nosso”, sublinhou a vereadora.

Joana Balsemão recorda que “quando se deu o fogo em outubro passado todos nós, residentes e visitantes, nos apercebemos da importância de algo que damos sempre por adquirido e isto gerou uma grande vontade de querer arregaçar as mangas e trabalhar para recuperar a zona ardida mas também para evitar que isto aconteça outra vez”.

Para isso, o objetivo é envolver toda a população para que todos possam dar o seu contributo. A iniciativa do “O Parque é Nosso!” chegou hoje às escolas básicas mas, segundo a vereadora, “já estão inscritas 85 turmas, o que equivale a 2200 alunos, portanto podemos imaginar 2200 espécies autóctones geminadas e depois plantadas por alunos aqui do concelho. Isto cria uma ligação afetiva ao parque imensurável”.

Lourenço Varela, aluno da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes, salienta que “o nosso compromisso é 227 alunos por um bocadinho mais verde.” O aluno aproveitou a ocasião para, em nome da escola, “agradecer à Câmara e à Cascais Ambiente que nos tem ajudado a fazer o compromisso, porque sozinhos não conseguimos, precisamos de projetos e eles ensinam-nos a fazer tudo com muita calma”.

Esta é mais uma das iniciativas do Projeto “O Parque é Nosso!”, inserido no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais. Este programa realiza ações teóricas e práticas nas escolas, em concordância com as metas curriculares, seja com atividades em sala de aula ou em espaços naturais de Cascais. FMC