CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Já há vencedor para o CINC 2024

O concurso de Ideias e Negócio de Cascais já apoiou 553 empresas

Existe há 17 anos e já apoiou desde o seu início 553 empresas que geraram cerca de 2800 postos de trabalho e 100 milhões de euros de investimento. Falamos do Concurso de Ideias e Negócios (CINC), contemporâneo da criação da DNA - Cascais. Esta quarta-feira, 21 fevereiro, das quarenta candidaturas recebidas, cinco tiveram a oportunidade de apresentar o pitch final ao júri que, por unanimidade, escolheu o projeto "Circular Food" de José Morais Sarmento, como o vencedor desta 17ª edição. 

"O crescimento do espírito empreendedor em Cascais que é agora uma das suas imagens de marca, muito se deve à DNA e às iniciativas como o CINC e Escolas Empreendedoras que cultiva o gosto pelo empreendedorismo e a inovação nos mais jovens", referiu Carlos Carreiras, presidente da CM de Cascais que encerrou o evento com a entrega do prémio monetário de 10.000 euros ao vencedor. 

E qual é a ideia por detrás da Circular Food? José Sarmento explica-nos: "É, basicamente, a reintegração de resíduos alimentares industriais em novas soluções alimentares e de bebidas mais saudáveis, acessíveis e amigáveis ao planeta. Atualmente, estamos a desenvolver uma linha de chás gelados funcionais, shots funcionais e snacks orgânicos feitos a partir dos restos de um fabricante industrial de sumos. Também estamos a trabalhar numa linha de snacks de carne, peixe e vegetais feitos a partir do desperdício gerado nas respectivas cadeias de produção. Trabalhamos diretamente com as fábricas idealizando um produto feito a partir de seus resíduos e, em seguida, desenvolvemos um protótipo com o nosso consórcio, construído pela Collab4Foods e pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Nova". 

O prémio monetário "veio mesmo a calhar", confessa José Sarmento que dá a cara pelo projeto, já que o que se pretende é a concretização da "propriedade intelectual procurando um parceiro industrial com uma boa compatibilidade produto-fábrica e depois passamos à fase seguinte que é testarmos o produto no mercado", concluiu. No desenvolvimento do negócio a equipa vencedora vai poder contar com o apoio e experiência da DNA - Cascais, a nível de assistência jurídica e financeira, assim, como a possibilidade de sediar o negócio no Ninho de Empresas.

"Todas as ideias de negócio aqui apresentadas têm excelente qualidade e viabilidade pelo que foi muito difícil escolher um vencedor", salientou André Matias de Almeida, um dos membros do júri que tem acompanhado a evolução do CINC nestas últimas edições. "A DNA Cascais é pioneira neste tipo de concursos, já que foi a primeira incubadora de empresas em Portugal, e tem feito um trabalho desde a sua criação, absolutamente pioneiro, no país", acrescentou André Almeida. 

Quanto aos outros cinco finalistas, contaram-se desde uma plataforma - a PET FRIEND -  para donos e cuidadores de animais de estimação se conectarem, uma app móvel - a HYR Travel - que promove visitas guiadas virtuais a museus e exposições, a Clinica Doutora Piolhos que criou uma loção própria sem produtos quimicos para tratamemto de piolhos e lendeas; E a SLEETS que promete resolver o problema dos que sofrem com os calores noturnos que causam distúrbios do sono, com uma solução inovadora através de um edredon muio especial em vias de ser patenteado.

"ESta 17ª edição superou as nossas expetativas com quarenta jovens participantes e ao longo da história do CINC já foram cerca de 350  empreendedores que fizeram parte do CINC", destacou Frederico Nunes, Presidente do Conselho de Administração da DNA e vereador na CM de Cascais, esclarecendo que este ano o prémio a atribuir ao vencedor duplicou de valor "porque achamos que iniciativas como estas têm de facto de ser apoiadas", concluiu Frederico Nunes.  

O concurso DNA Cascais Ideias e Negócios – CINC é uma iniciativa que visa captar ideias de negócio e facilitar o acesso a fontes de financiamento, promovendo projetos inovadores em sectores de atividade com forte potencial de crescimento. Dirige-se a empresas recém-criadas ou projetos em fase de ideia em áreas como Ambiente/Energia/Mar, Tecnologias da Informação e Comunicação, Turismo/Comércio/Serviços, Saúde e Bem-Estar e Empreendedorismo Social e Inclusivo.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0