Junta Cascais e Estoril oferece viatura a esquadra da PSP

A 51ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública do Estoril tem agora uma nova viatura de patrulhamento. A oferta, no valor de 18,5 mil euros, foi feita pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, no seguimento da política de proximidade junto das forças de segurança e bombeiros da freguesia.

A viatura servirá os Programas de Patrulhamento de Proximidade da junta, em funcionamento: Idoso em Segurança, Comércio Seguro e Férias em Segurança.

Em anos anteriores, a junta de freguesia tem vindo a comparticipar na aquisição de outros recursos, como uma viatura à 50ª esquadra da PSP de Cascais e 10 bicicletas, e respetivo equipamento, afetas ao patrulhamento de proximidade, carro de comando para os Bombeiros Voluntários de Cascais e central de comunicações para os Bombeiros do Estoril e arredores.

"Esta viatura potencia o policiamento de proximidade e traz uma mensagem de segurança aos moradores, no dia-a-dia em patrulha", afirmou o Intendente Norberto Gomes, Comandante de Divisão Policial de Cascais, na apresentação da viatura, que se realizou na sede da 51ª Esquadra. O Superintendente Jorge Maurício, Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, lembrou que a PSP "aposta na prevenção, no contacto permanente com a comunidade, reagindo apenas quando tem de exercer a lei. A polícia existe para servir o cidadão. Mais que uma força de segurança, somos um serviço aos cidadãos."

Depois de dar os parabéns ao presidente da junta e de manifestar o desejo que continue com este tipo de ação, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, defendeu ser "publicamente, um grande defensor da descentralização de competências - com a excepção das forças de segurança, o que não impede a relação próxima e de apoio mútuo com a PSP." Os índices de segurança em Cascais "têm estado muito positivos, mas procuramos sempre ser exigentes e melhorar." Carreiras afirmou ainda que a polícia "é um verdadeiro agente de coesão social no concelho: junto dos mais jovens, das escolas, dos idosos e daqueles que estão na periferia das nossas comunidades. E a coesão é também económica, porque o relato de quem nos vem visitar é muito elogioso. O que se torna ainda mais importante dado o impacto económico da atividade turística no nosso concelho", lembrou Carreiras.

Pedro Morais Soares, presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, elogiou o trabalho da PSP, que "tem feito trabalho incansável". Defendeu ainda que os investimentos tem trazido frutos positivos para os 62 mil habitantes da freguesia, e que irão continuar a ser feitos.