Lançamento do livro da Nova SBE “Gestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social”

Um dos 15 capítulos da obra é dedicado à Rede Social de Cascais.

A Nova SBE, no âmbito da parceria Social Equity Initiative e do programa Liderança Social para Gestores, lançou, no dia 28 de fevereiro, o livro “Gestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social”. O projeto, desenvolvido pelo centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, visou juntar 29 autores, da academia, parceiros da Nova SBE e personalidades do setor da economia social, e, a duas mãos, desafiá-los a refletir sobre os desafios atuais, a liderança das organizações, e as questões de governance e práticas de gestão.

A Rede Social de Cascais é parte integrante da obra, uma rede com mais de 20 anos, que incorpora 135 entidades, na sua maioria, organizações da Economia Social, e com parceria com 23 redes e subredes. Isabel Pinto Gonçalves, arquitecta da Câmara Municipal de Cascais, e a liderar a rede desde a sua génese, autora do capítulo dedicado à RSC, foi uma das convidadas para estar presente na apresentação do livro, num painel dedicado aos “Desafios do setor da Economia Social”. “Foi um caminho longo, este que percorremos nos últimos 20 anos, quando decidimos arrancar com o projeto de montar uma rede social com as organizações, com todas as entidades publicas, privadas, com fins ou sem fins lucrativos do concelho. A transparência nas relações em rede, são fundamentais. Olhar para o desenvolvimento social local, numa otica de saber o que é preciso para todos, neste território, o foco na otimização de recursos, foi o grande pontapé de saída, aos primeiros 40 que aderiram, em 2004, ao projeto piloto”, refletiu. E, ao ser desafiada a lançar um repto, não hesitou: “Gostaria que as organizações sociais do concelho sentissem que queriam mesmo ter uma gestão moderna e robusta que reforça a sua missão e propósito. Em termos de rede, que assumamos todos que somos uma rede aprendente, que queremos aprender sempre mais, progredir e ser mais produtivos e criativos. Por último, e replicando o slogan da Rede Social de Cascais, nós somos a rede e a rede somos nós. Estar em rede apela muito a que sejamos verdadeiros e coerentes neste papel de estarmos juntos”.

O encerramento do evento esteve a cargo de Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais. No âmbito da publicação, não pode deixar de adiantar uma nota mais longa sobre a Rede Social de Cascais: “Traduz bem aquilo que é o trabalho em rede. Juntar os setores público, privado e social, para que, em conjunto, tenham programas e respostas que colmatem aquelas que são as necessidades da comunidade, e que contribuam, neste caso, Cascais, para um município territorialmente, mais coeso e social”. E salientou exemplos do trabalho inovador que se faz em Cascais: “Lançámos, em Cascais, em 2012, o protocolo Bolsas Sociais em Creches de rede privada. A resposta de creches são, maioritariamente, no setor social, e sem vagas disponiveis, havia a necessidade de encontrar soluções para familias que não tinham capacidade para assegurar o lugar numa rede privada. Foram cofinanciadas famílias para que os bebés pudessem ter vagas numa rede privada. Promovemos a coesão social, num protocolo que junta Privado como complemento à rede social, com financiamento do Estado. O Estado lançou, no ano passado, o Programa Creches Felizes. Para nós, é um orgulho sentir que, o que fizemos, foi, passado 10 anos, replicado a nível nacional.”.

CMC | TL | PM